Google

Biologia da Conservação: Um novo ponto de encontro

por

 

Na Ciência, é bem comum os cientistas dizerem: ‘Quer saber, seu argumento é realmente bom; minha posição estava errada’. E então eles realmente irão mudar de opinião, e nunca mais irão voltar na antiga novamente. Eles realmente fazem isso.”

Carl Sagan

 

Para marcar o início da nossa jornada neste novo canal e começar a abrir a mente, resolvemos compartilhar este vídeo com você.

 

Por quê?

Neste vídeo, Steven Johnson nos mostra a importância do ambiente para o surgimento de novas ideias, entre elas as “descobertas” da Ciência.

A Ciência é movida por conversas.

A importância dos congressos atesta este fato, e o processo de revisão por pares para a publicação das descobertas científicas também o corrobora.

Mas Johnson nos mostra que algo aparentemente corriqueiro tem um poder enorme no surgimento de novas compreensões sobre os fenômenos naturais…

Ele mostra que as reuniões semanais de laboratório (e os momentos não formais de socialização entre colegas cientistas) são as principais oportunidades em que a maioria das descobertas acontece…

E então foi inevitável pensar…

Quando não existia a internet, os cafés desempenharam um papel importantíssimo como local onde as ideias podiam fluir, encontrar-se e “florescer”…

Mas hoje, há a internet

… e nós podemos nos encontrar através deste meio para conversar.

Porque a Ciência é feita de troca de ideias, de debates, enfim, de conversas.

E é por isso que nós estamos oferecendo a você este novo blog: um espaço concebido para falarmos dos assuntos que fazem diferença no nosso cotidiano, como profissionais de meio ambiente.

Nós nos esforçamos para criar um novo ambiente apropriado para que possamos partilhar informações e conhecimento. Uma verdadeira plataforma feita para facilitar a nossa conversa, a nossa troca de ideias.

Se grandes ideias e descobertas tão importantes foram feitas em ambientes caóticos como os cafés… imagine o que podemos fazer em um ambiente apropriado…

Esperamos seu comentário!

Um abraço,

 

Vinicius Rodrigues, Felipe Fonseca e Lucas Perillo

 

 

4 Comments to Biologia da Conservação: Um novo ponto de encontro

Deixe seu comentário aqui

  1. Prezados, muito interessante o vídeo e esse novo ambiente no qual vocês tem nos proporcionado, realmente o diálogo e a troca de ideias é muito eficaz no nosso cotidiano.Agradeço por partilharem comigo suas experiências, sabedoria o amor e o respeito que vocês tem pelo meio ambiente.

  2. Fernando Silveira

    Texto fantástico. Recomendo a leitura do livro “A história do mundo em 6 copos”. O autor conta como diversas descobertas científicas foram realizadas em cafés europeus, incluindo a Lei da Gravidade do Newton.

    Parabéns pelo blog!!!

    Lele