Episódio #2 - Meio ambiente e saúde humana

Escute na plataforma de sua preferência

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer Papagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no Iheart Radio
Imagem

Episódio #2 - Meio ambiente e saúde humana

Episódio publicado no dia 19/06/2020

O ser humano é incrível em muitos aspectos. Conseguimos viver e prosperar em quase todos os ambientes do mundo. Contudo, nossas ações nos levaram a enfrentar uma grave crise global da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Degradamos os ambientes naturais, super exploramos a biodiversidade e estamos subestimando as mudanças climáticas, que devem se agravar nas próximas décadas. Muitos de nós enxergam a natureza como algo distante, mas ela nos influencia onde nos é mais importante, nosso bem-estar e o das pessoas que amamos. É urgente a realização de pesquisas e trabalhos de divulgação que busquem mostrar a importância do meio ambiente para a população, em especial, a relação entre serviços ecossistêmicos e o bem-estar humano. Como será que a natureza e a biodiversidade influenciam nossa saúde? Áreas verdes urbanas podem ser consideradas infraestrutura de saúde pública? E o que grandes empreendimentos tem a ver com essa história toda? Com tudo isso em mente, trazemos a vocês nosso segundo episódio do Papagaio de Primata. Dessa vez, gravado em casa.


          Hosts do Episódio #2                                                               Convidados dos quadros
          Lucas Perillo                                                                                 Bicada do Dia: André Aroeira
          Luiza de Paula                                                                              Rachando os Bicos: Pedro Taucce 
          Matteus Carvalho                                                                         Papagaio Correio: António Cruz
                          
                                           Música de fundo: Madison Walker De Nuevo (Salsa) Instrumental
                               Música do fim do podcast: adaptação de Merengue de Limón by Bruno Amaral



Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo e saiba onde procurar mais informações:


> Principais causas da perda de diversidade: teremos um episódio só sobre esse tema! Mas existem 5 principais causas que são: 1. perda de habitat/ mudança do uso do solo; 2. mudanças climáticas; 3. superexploração de organismos; 4. Poluição e 5. espécies exóticas invasoras.

> Mudança do uso do solo: alteramos as características naturais da paisagem, pelo desmatamento, agricultura, queimadas, mineração, construção de cidades, etc. Imagina como é difícil para uma espécie que evoluiu os últimos milhares de anos em uma realidade ter que sobreviver em um lugar tão modificado. A maioria não consegue e deixa de existir localmente.

> Pegada ecológica: mede a quantidade de recursos naturais renováveis para manter nosso estilo de vida. Veja comparação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, relacionado com com IDH (Mota & Oliveira 2014). 

> Defaunação: espécies precisam de uma demanda que é escassa em grande parte do território, inclusive em áreas naturais como florestas. Bichos vulneráveis à pressão da caça são ainda mais afetados.

> As florestas vazias (Empty forests): A manutenção da cobertura vegetal é o aspecto mais importante, mas não é suficiente para garantir a presença de animais silvestres. Veja também a postagem do Tunes Ambiental .

> Novos ecossistemas (Novel ecosystems): Vivemos em um planeta em constante transformação. E nessa nova realidade gerada pela globalização, temos lugares Frankenstein que fauna e flora são híbridas (bicho que veio da Ásia, parasita brasileiro, planta australiana,...) e espécies não estão acostumadas a lidar com a nova realidade de interações.

> Limiares planetários (Planetary boundaries): Limites planetários associados aos pontos críticos no sistema terrestre que ameaçam o seu estado natural. Existe um limiar para várias que, se alcança, não tem como mais voltar atrás. E existem outros que ainda dá tempo de gerar ações e voltar ao normal. Veja outro artigo.


> Muito mais que uma "fritura no cérebro: citamos a Síndrome de Burnout no episódio, que também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. É um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

Entrevista da Bocaina com Dr. Rodolfo Dirzo (2014) da Stanford University falando sobre o problema da defaunação do antropoceno.


Poluição do ar mata mais que cigarro - 8,8 milhões

> Trabalho sobre emissões de GEE do brasil em 2020

> Recorde de CO2 registrado na estação Mauna Loa 2020

> Custo da poluição do ar na queda de produtividade

> Diminuir desmatamento pode prevenir possíveis pandemias

> Artigo do Corlett e colaboradores, publicado em 2020 sobre a COVID-19: Serve para nos lembrar da conexão entre os ecossistemas saudáveis e resilientes e o bem-estar humano.

> Floresta para as pessoas 

> Karjalainen, E.; Sarjala, T.; Raitio, H. 2010. Promoting human health through forests: overview and major challenges. Environ Health Prev Med. 15(1): 1–8.

> Kardan, O.; Gozdyra, P.; Misic, B. et al. 2015. Neighborhood greenspace and health in a large urban center. Sci Rep 5, 11610.

> Relatório Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health  


Queremos saber sua opinião

Ipad







papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata