Episódio #7 - Amamentar: um ato político, ambiental e natural - Edição Especial

Escute na plataforma de sua preferência

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer Papagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FM
Imagem

Episódio #7 - Amamentar: um ato político, ambiental e natural - Edição Especial
         
Episódio publicado no dia 28/08/2020

Nessa edição especial das "Mamagaias de Primata", convidamos os ouvintes a embarcarem no universo da amamentação. Contudo, fique atento! Esse não é um episódio somente para mães. Aleitamento materno é um tema interdisciplinar da mais alta relevância, que envolve diversos setores da sociedade, órgãos públicos e privados, políticas públicas, sistema de saúde e a conservação do meio ambiente. 

A gente não poderia deixar passar em branco o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Em 2020, a campanha de Aleitamento Materno discute o impacto da alimentação infantil no meio ambiente e na mudança climática, alinhando os vínculos da amamentação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

Batemos um papo com Mamagaias que permeiam diferentes instituições, mas especialmente aquelas de ensino, e que se disponibilizaram a falar de suas “mamas“ e aleitamento materno sem tabu. Afinal, não deveria realmente existir tabu quando falamos de um processo evolutivo natural. Diversos animais, incluindo humanos, lactam, e por isso são chamados de mamíferos. 

Escute o ep#7 do Papagaio de Primata e saiba mais sobre a importância do aleitamento materno para as crianças, as mães, a sociedade e o meio ambiente!

          
Quadros de Papagaio:

Convidadas:
Camila D'Macêdo (@camiladmacedo ) - Pediatra, consultora em amamentação, Universidade Federal do Pará
Nara Mota (@narafomota ) - Bióloga, pós-doutora, Museu Emílio Goeldi, no Pará
Fernanda Antunes (@fernandaantunescarvalho ) - Bióloga, Professora, Universidade Federal de Minas Gerais
Fernanda Staniscuaski (@parentinscience ) - Bióloga, Professora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mariana Agusten (@droseraera ) - Bióloga, Pós-graduanda, Universidade Federal de Minas Gerais
Laura Fantecelle (@lau_rabf ) - Bióloga, Universidade Federal de Minas Gerais, Agricultora em horta urbana
Daniela Melo (@dani.melog ) - Bióloga, Pós-graduanda, Universidade Federal de Minas Gerais
                           
::::::: Música de início e fundo do podcast é de autoria de Nando Goulart (@ecogoulart - @goulart.musica ) & Amilton Alves. 
Foi lançada em 2006 no disco da banda Solnamulera chamado Cardápio do Terceiro (i)mundo - Música do fim do podcast: adaptação de Merengue de Limón by Bruno Amaral ::::::


Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:

> Agosto dourado:  Para a conscientização da necessidade da amamentação exclusiva foi criada a campanha do Agosto Dourado. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento no desenvolvimento sadio de bebês e crianças.

> Banco de Leite: A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) e o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde (DAPE/SAS). O Brasil possui a maior e mais complexa rBLH do mundo, com aproximadamente 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos a recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais no país. O programa de sucesso é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). [texto retirado de https://rblh.fiocruz.br/rblh-brasil ]

> Consultoria em amamentação: é uma prática oferecida por profissionais qualificados para auxiliar mães no Aleitamento Materno. Envolve orientações e condutas relacionadas, por exemplo, à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama.

> Doutorado Sanduíche: Doutorado sanduíche é conhecido por ser a principal oportunidade aos alunos de doutorado de cursar parte dos estudos fora do país. Esse programa de doutorado consiste em disponibilizar bolsas de estudos em universidades fora do Brasil, que tenham convênio com o programa de bolsas. O principal objetivo deste programa é incentivar pesquisas de outros níveis de conhecimentos que não estão consolidados aqui no Brasil, assim como complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, buscando a formação de docentes e pesquisadores de alto nível para sua inserção no meio acadêmico e de pesquisa no país. [texto retirado de Associação Nacional de Pós-graduandos - http://www.anpg.org.br/ ]

> Substitutos do leite materno: qualquer alimento comercializado ou de outra forma apresentado como substituto parcial ou total do leite materno, seja ou não adequado para este fim.

> Hora Dourada ("Golden Hour"): É conhecida como a primeira hora de vida do bebê. Durante esse período, o contato pele a pele deve ser estimulado o mais cedo possível, segundo a Organização Mundial de Saúde e diversas outras entidades. Ele facilita a amamentação, diminui a mortalidade e traz muitos benefícios para mãe e bebê.

> Mamíferos: Os mamíferos (do latim: Mammalia) constituem uma classe de animais vertebrados do domínio Eukaryota, do reino Animalia e filo Chordata, subdivididos em dois grupos: aquáticos (cetáceos, sirênios e pinípedes) e terrestres (quadrúpedes e bípedes), que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para a alimentação dos filhotes (ou crias), presença de pelos ou cabelos, com exceção dos golfinhos e de algumas baleias, que somente na fase embrionária possuem pelos. [texto retirado de Wikipedia]

> Ocitocina: A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo, armazenado pelo neuro-hipófise e um dos nossos neurotransmissores – responsável por transmitir as mensagens do cérebro para outras áreas do corpo. A ocitocina é fundamental durante e após a gravidez. Quando a mãe consegue liberar a ocitocina, o relacionamento com o bebê, a amamentação e a recuperação pós-parto melhoram – auxiliando a mulher nesta nova fase da vida.
.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

Filme de peito aberto 
> Documentário Severinas      

> I Congresso de Mulheres na Ciência

> Aleitamento materno e mudança climática
  
> Pegada de carbono e a relação com aleitamento materno e fórmulas


> Relatório publicado pelo UNICEF e pela OMS, “Capture the moment”

> O custo de não amamentar (artigo original, em inglês)

> Discussões (em português sobre o artigo “O custo de não amamentar“) respeito do custo de não amamentar


> Amamentação a longo prazo
https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.832.2036&rep=rep1&type=pdf

> Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno
https://unicef.pt/o-que-fazemos/o-nosso-trabalho-em-portugal/iniciativa-amiga-dos-bebes/codigo-internacional-de-marketing-do-substituto-do-leite-materno/

> Relatório 2020 sobre o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno
https://www.who.int/publications/i/item/9789240006010

> Parent in Science
https://www.parentinscience.com

> Saiba mais sobre doação de leite
Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR): https://rblh.fiocruz.br/rblh-brasil

> Perfis do Instagram para mais informações sobre aleitamento materno

@camiladmacedo
@umamaepediatra
@dra_perola_pediatra
@drabiancamello
Queremos saber sua opinião

Ipad







papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata