Google

Plantas Invasoras na Serra do Cipó – MG

por

A Bocaina Biologia da Conservação produziu este vídeo em parceria com o Dr. Geraldo Wilson Fernandes da UFMG, coordenador de um projeto que tem como objetivo levantar as espécies vegetais exóticas ao longo da MG-010, uma estrada que passa ao lado do famoso Parque Nacional da Serra do Cipó.

Sabemos que a influência de espécies invasoras em ambientes naturais é a segunda maior causa mundial de perda de biodiversidade. Várias espécies nativas sofrem com a expansão das invasoras, levando até a extinção de espécies sensíveis e de distribuição restrita. Interferências antrópicas na paisagem (como abertura de estradas) aceleram essa dispersão.

Os efeitos destas espécies na paisagem são visíveis e ambientes únicos da unidade de conservação já estão sofrendo as consequências.

O problema da invasão biológica é realidade em todos os biomas brasileiros e precisamos discutir maneiras de combatê-lo.

Uma delas com certeza é a divulgação científica. Então depois de assistir este vídeo, compartilhe e deixe seu comentário.

7 Comments to Plantas Invasoras na Serra do Cipó – MG

Deixe seu comentário aqui

  1. Eduardo Jose Azevedo Correa

    Parabens Geraldinho,
    Conheço seu apreço pela Serra do Cipo
    acredito que esse trabalho deva ser extendido a outras UCs como Canastra
    Rio Doce etc…
    Sucesso na sua luta…
    Att
    Eduardo

    • Oi Laura, tudo bem?
      Concordamos contigo.
      Muitas vezes pensamos em conservar o que ainda está intocado e acabamos esquecendo que também é de fundamental importância trabalhar na recuperação de áreas degradadas, não é mesmo?
      Valeu pelo comentário :)
      Grande abraço.