Receba todas as nossas novidades e conteúdos exclusivos

Início Conteúdos > Série Naturalistas > Alfred Wallace

Série Naturalistas - Alfred Wallace
Alfred Wallace                            Postado dia 13/05/2021Naturalista britânico. Considerado coautor da Teoria da Evolução, pela Seleção Natural, Wallace nunca ocupou os holofotes como Darwin. Ainda assim, seus estudos e descobertas certamente contribuíram em muito para a Ciência.









Alfred Wallace nasceu no País de Gales, em 1823. Já no início, sua história foi diferente das histórias de muitos naturalistas famosos. Como descrito no artigo "O Biólogo" (2009), Wallace nasceu "em uma família de classe média em decadência", o que afetou em muito sua vida acadêmica. Aos 14 anos, Alfred precisou largar os estudos para iniciar uma carreira que durou aproximadamente 10 anos, como assistente de topógrafo.

Ainda assim, Wallace era extremamente curioso e desenvolvia seu intelecto por conta própria, estudando durante seu tempo livre, em bibliotecas da cidade. Dentre os autores dos livros que lia, estavam personalidades bastante conhecidas, como Alexander von Humboldt , Charles Lyell e o livro de Malthus (aquele que inspirou Darwin em sua teoria sobre a Seleção Natural!).
Série Naturalistas - Alfred Wallace
Como resultado de suas experiências profissionais e de um tempo livre muito bem gasto, Wallace se tornou professor em Leicester, onde ensinava sobre desenho, topografia e cartografia. A partir desse cargo, o futuro do nosso naturalista começou a se moldar, tomando ainda mais forma quando Wallace se tornou amigo de Henry Bates. A partir das influências de Bates, Wallace se tornou um grande colecionador de besouros. Este fato foi consideravelmente importante para a etapa que estava por vir, pois Wallace e Bates decidiram viajar para a Amazônia!

Mas, como não dispunham de muito dinheiro, os jovens decidiram aproveitar o hábito de colecionar besouros e plantas para bancar o valor da viagem a partir da venda de material coletado durante o trajeto. Com tudo planejado, os dois amigos desembarcaram em Belém do Pará (1848), onde ficaram por 1 ano coletando tudo o que lhes chamasse atenção. Mas, ao final deste período, eles decidiram fazer coletas independentes e, assim, se separaram.

Em 1852, após 4 anos explorando a região amazônica, que abriga uma biodiversidade singular, Wallace já possuía uma coleção incrível de animais e optou por retornar à Inglaterra com os espécimes que venderia para os colecionadores. Mas, Wallace não dispunha de muita sorte, chegando a uma possível tendência ao azar. Isso, pois durante sua viagem de volta, o navio em que estava pegou fogo e naufragou no oceano Atlântico, resultando na perda de grande parte da sua preciosa coleção. Assim, Wallace chegou na Inglaterra (1852) apenas com seu relógio, alguns desenhos de peixes e o que sobrou de suas observações de campo.

Mesmo com a trágica perda, a viagem de Wallace para a Amazônia não foi em vão e o levou a catalogar mais de 100 gêneros de peixes, sendo 35 deles ainda desconhecidos, na época! A viagem também lhe rendeu certo prestígio, após a publicação dos livros "Palmeiras da Amazônia e seus usos" e "Narrativa da viagem ao Rio Negro e Amazonas", sendo que foi Wallace o primeiro europeu a subir todo o Rio Negro - onde fez diversas medições de latitude e longitude.

Em 1854, após um curto período em Londres, Wallace decide viajar novamente, dessa vez para o Arquipélago Malaio! Nessa viagem, em que nem tudo deu errado, Wallace conseguiu explorar diversas ilhas, onde coletou uma infinidade de espécimes animais.

Série Naturalistas - Alfred Wallace

Figura 2. Coleção de insetos, de Alfred Wallace

Série Naturalistas - Alfred Wallace
Durante sua estadia no Arquipélago, Wallace iniciou sua carreira na biogeografia após observar que as partes noroeste e sudeste do Arquipélago possuíam clima e relevo semelhantes, mas ainda assim, abrigavam espécies animais distintas. A partir dessa observação, ele delimitou as regiões, separando-as em "oriental" e "australiana". Esse limite, proposto por Wallace, mais tarde foi chamado de "Linha de Wallace" e representa uma fronteira zoogeográfica.

Essa viagem que chegou ao fim em 1862 rendeu outros excelentes frutos, como a publicação do livro "Arquipélago Malaio", lançado em 1869.

Foi também nessa viagem que Wallace chegou à conclusão de que as espécies passavam por alterações, ao longo do tempo. Então, em 1855, ainda na Indonésia (Arquipélago Malaio), Wallace escreveu o artigo "Sobre a Lei que tem regulado a Introdução de Novas Espécies", para a revista "Annals and Magazine of Natural History".
Série Naturalistas - Alfred Wallace

Após a leitura do artigo, um dos autores lidos por Wallace, antigamente: Lyell, achou seu conteúdo curioso, sobretudo porque discutia que: 

"cada espécie surgiu coincidentemente no tempo e no espaço com uma espécie preexistente intimamente aparentada"
- "O Biólogo", 2009

Percebendo a semelhança da teoria de Wallace com a teoria de Darwin (que ainda não havia sido publicada), Lyell alertou o famoso naturalista, em 1856. Somado a isso, em 1858 Darwin foi surpreendido com uma carta do próprio Alfred Wallace, com quem já se comunicava. Na carta, Wallace apresentou algumas de suas ideias - afinal, Darwin era um naturalista muito reconhecido e influente. Ao perceber a semelhança entre suas ideias, Darwin ficou impressionado.

Série Naturalistas - Alfred Wallace
Em carta para Lyell, Darwin escreveu:

""Nunca vi uma coincidência tão impressionante. Se Wallace tivesse lido meu esboço manuscrito de 1842 não faria um resumo melhor! Até as expressões que ele usa são títulos de meus capítulos".
Com Hooker seguiu a discussão atormentada:
"Prefiro queimar todo o livro a permitir que ele ou qualquer outro possam pensar que me comportei com um espírito mesquinho"".
- O Biólogo, 2009.

E, como o grande sortudo que Wallace era, estava claro que ambos os naturalistas tiveram a mesma ideia, na mesma época - embora Darwin já estivesse construindo a Teoria da Evolução há mais tempo, como era de conhecimento de Lyell e Hooker. Para resolver essa situação de forma justa e definitiva, ficou decidido que alguns documentos manuscritos (tanto de Darwin quanto de Wallace) seriam apresentados, durante uma reunião, para a Sociedade Lineana, em 1858. Apesar da definição de que Darwin fora o criador principal da teoria da Evolução, a situação o impulsionou a publicar "A Origem das Espécies" o quanto antes (1859). 

Apesar das ideias bastante similares, vale ressaltar que Darwin apresentou uma teoria sistematizada e muito bem detalhada sobre a Evolução, diferentemente de Wallace. Mas, o fato de ambos terem pensado em uma mesma resposta para uma grande pergunta, torna importante o papel de Alfred na história da Teoria da Evolução, por meio da Seleção Natural.

Mesmo que hoje seu sucesso seja tímido, Wallace teve grandes oportunidades devido às suas descobertas e aparentemente, nunca guardou ressentimento em relação à Darwin. Inclusive, em seu livro "Arquipélago Malaio", ele escreve uma dedicação à Charles Darwin! Afinal, apesar de poder parecer improvável, é comum que cientistas do mesmo período tenham ideias similares; não significando que um tenha de fato roubado a ideia do outro.

Série Naturalistas - Alfred Wallace

Figura 6. Túmulo restaurado de Alfred Wallace

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Ao longo de sua vida, Wallace publicou cerca de 20 livros e mais de 500 artigos, com temas variados! Além das publicações, Wallace recebeu a medalha de ouro da Sociedade Lineana (1892) e foi Presidente da Sociedade pela Nacionalização de Terras, onde tinha um papel importante na discussão da reforma agrária no território inglês.

Em 1866, Wallace se casou com Annie Mitten, com quem teve 3 filhos. Em 1913, com 90 anos, Alfred Wallace faleceu.




                                                                                                                             Texto de Isabella Azevedo

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Série Naturalistas - Alfred Wallace
Para aqueles(as) que querem conhecer as obras desse naturalista, podem acessar a página mantida pela Universidade Nacional de Singapura <http://wallace-online.org/>. O acervo online contém diversos documentos, imagens e manuscritos elaborados pelo próprio Wallace!

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Referências:

> João Stenghel Morgante e Diogo Meyer. Darwin e a Biologia. O Biólogo - CRBio-01, 2009.

> Obra completa de Alfred Wallace, cientista que desenvolveu a mesma teoria de Darwin, é publicada na internet. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/obra-completa-de-alfred-wallace-cientista-que-desenvolveu-a-mesma-teoria-de-darwin-e-publicada-na-internet/>. Acesso em: maio de 2021.

> Biogeografia: Wallace e Wegener. Disponível em: <https://evosite.ib.usp.br/history/biogeography.shtml>. Acesso em: maio de 2021.

> Homenagem ao centenário do naturalista Alfred Wallace (1823-1913). Disponível em: <https://www.blogs.unicamp.br/ensaios/2013/11/17/homenagem-ao-centenario-do-naturalista-alfred-wallace-1823-1913/https://www.blogs.unicamp.br/ensaios/2013/11/17/homenagem-ao-centenario-do-naturalista-alfred-wallace-1823-1913/>. Acesso em: maio de 2021.

> Alfred Russel Wallace, Pai da Bio-geografia e co-autor da Teoria da Evolução. Disponível em: <https://youtu.be/dkWWCjGE2Jk>. Acesso em: maio de 2021.


Crédito das Figuras:

Figura Capa.
> "Plaque in recognition of Alfred Russel Wallace at Linnean Society" by edwbaker is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Figura 1.
> "Alfred-Russel-Wallace-c1895-540px" by The Public Domain Review is marked with CC PDM 1.0

Figura 2.
> "Alfred Russel Wallace’s insect collection" by Paul Gravestock is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Figura 3.
> "Malay Archipelago" by Alfred Wallace. Disponível em: <http://wallace-online.org/>. Acesso em: maio de 2021.

Figura 4.
> "File:Postcard to Alfred Russel Wallace from Richard Budd Wellcome L0069999.jpg" is licensed under CC BY 4.0

Figura 5.
> "Plaque in recognition of work of Charles Darwin and Alfred Russel Wallace at Linnean Society" by edwbaker is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Figura 6.
> "Alfred Russel Wallace" by arripay is licensed under CC BY-SA 2.0

Figura 7.
> "Flying Frog" by Richard001 under CC-PD-Mark. 

QUEREMOS OUVIR DE VOCÊ

1
Clique em "Curtir" e seja notificado sobre nossas novidades
2
Inscreva-se e seja notificado quando postarmos mais vídeos
3
Deixe sua dúvida ou comentário!