Tema 1 - Planos de ação para a conservação de espécies e ecossistemas

  • Apresentação do tema e recomendações para nossa discussão online!

    Veja como funciona o nosso Pré-Simpósio Online!

    Deixe seus comentários no fim da página!
  • Conservação da Ararinha-azulUma ótima conversa com a Camile Lugarini, do Projeto de conservação da Ararinha-Azul. Conheça as ações desse projeto, as dificuldades e as conquistas dessa equipe para tentar manter as populações de Ararinha viáveis na natureza.

  • PAN - Cavernas do Rio São Francisco

    Conversamos com a Bióloga Patrícia Reis, uma das articuladoras do PAN - Cavernas do Rio São Francisco. Além de contar como foi o planejamento deste PAN (Plano de Ação Nacional), ela c diversas dicas de como a sociedade pode contribuir com a conservação.
    Veja tudo o que foi conversado e participe das discussões nos comentários abaixo.

  • Academia e Conservação

    Qual a importância de uma nova espécie para a conservação? Quais os próximos passos após a publicação de um artigo científico? Como a academia está discutindo as ações para a conservação da biodiversidade?

    Conversamos com o Prof. Leonardo Lopes (UFV) e ele falou muita coisa em relação às perguntas acima!
    Vamos conversar também? É fundamental iniciarmos essa discussão. Deixe seu comentário logo abaixo.
  • SAVE THE FROGS!

    A principal organização de conservação de anfíbios do mundo tem sede na Califórnia (EUA) e atua para evitar a extinção de anfíbios. Desde 2008, funcionários e voluntários desta ONG realizaram mais de 1.800 eventos educacionais em 62 países para inspirar, educar e capacitar pessoas para proteger e cuidar dos sapos. Dentre as atividades realizadas, criou, restaurou e protegeu habitats para populações de anfíbios ameaçados. Liderou ações governamentais locais, estaduais e federais bem-sucedidas em favor dos anfíbios além de possibilitar a educação ambiental de milhões de pessoas em todo o mundo. Nessa conversa, o Prof. Felipe Leite pergunta ao Dr. Kerry, quais as dicas que ele indica para ações que visam a conservação de espécies!

    Saiba mais: 

  • PAN Herpetofauna da Serra do Espinhaço

    Qual a percepção da academia nos trabalhos de um Plano de Ação Nacional? Estamos realmente interagindo com outros setores ou disciplinas? Para falar sobre isso, e muito mais, conversamos com o Prof. Felipe Leite (UFV). O Felipe participa do PAN Herpetofauna da Serra do Espinhaço. Ele comenta o que poderia ser diferente, o que deu certo e quais foram os avanços para a conservação das espécies alvo. E você, já tinha conhecimento dos PAN's? Sabe se existe algum que abarca a sua região? Participe dessa discussão deixando seus comentários!

    Saiba mais: 

  • Conservando junto com a comunidade ribeirinhaQual a importância da conservação de diferentes ambientes para a biodiversidade amazônica? O que é indispensável em um projeto ou pesquisa de conservação para as espécies de primatas na amazônia? Qual o papel de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável para a conservação da Biodiversidade? Fizemos essas perguntas para a Dra. Fernanda Paim, pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

    Saiba mais:

Contribua para gerarmos diretrizes da conservação. Deixe um comentário!