Tema 5 - Documentação e divulgação científica da natureza

  • Divulgação científica através da literatura infantilA bióloga e escritora Ana Neves, nos conta sobre seus projetos de escritora. Ela já lançou dois livros de divulgação científica, colocando em um mundo imaginário, traços da interpretação da natureza. Uma conversa inspiradora para quem tem o desejo de escrever além dos artigos científicos!

    Link para os livros:

  • Dr. João Paulo Krajewski: conexão entre a academia e a documentação da natureza


    O biólogo João seguiu várias etapas da carreira acadêmica, sempre conciliando as pesquisas com a captura de imagens na natureza. Nessa entrevista o biólogo Augusto Gomes conversa com o João, que é responsável pelo quadro sobre natureza do Domingão do Faustão e tem livros, documentários e capítulos na televisão sobre diversas temáticas da biologia e conservação. 

    Para saber mais, acesse: http://www.jpkrajewski.com
  • O fotógrafo nas expedições científicas


    O jornalista e fotógrafo da natureza João Marcos Rosa, conta pra gente como foi sua trajetória nos trabalhos dedicados à conservação da natureza. Ele já participou de várias expedições e projetos científicos, tendo como missão, registrar e contar, através das lentes, a importância da preservação da nossa fauna e flora. O João é autor de vários livros sobre a natureza selvagem, como exemplos, os livros "Harpia" e "Arara Azul de Lear".

    Para saber mais sobre os projetos do João, clique no seguinte link: http://joaomarcosrosa.com.br/
  • Como divulgar uma boa história na conservação?Nesta entrevista, o biólogo Felipe conversa com o cineasta André D'Elia. O André é um grande documentarista que dedica seu trabalho em projetos voltados para o meio ambiente. Dentre os documentários que ele já realizou, podemos destacar:

    - A Lei da Água (Novo Código Florestal) - 
     https://www.youtube.com/watch?v=4l1FoHGg_rY

    - Belo Monte - O Anúncio de Uma Guerra - 
    https://www.youtube.com/watch?v=M92-mqp2B60 

    E nesse bate-papo, ele vai dar boas dicas para os profissionais da conservação conseguirem passar suas mensagens para a população!
    Deixe seu comentário :)
  • A jornada do RinoceronteTalvez a maior característica do fotógrafo da natureza seja sua persistência e paciência para obter sempre o melhor trabalho. O fotógrafo Érico Hiller, conta um pouco da sua história na fotografia e diz como foi realizar o trabalho mais desgastante de sua vida, que durou uma década para ser finalizado, o livro "A jornada do Rinoceronte".
    Uma jornada que ele relata não somente a importância de dar visibilidade para a natureza selvagem, mas que está diretamente ligada com a interferência humana.
    O que você achou dos conselhos do Érico? Deixe seu comentário!
  • Fazer o link entre a natureza e a sociedadePara continuar esse tema crucial de setembro, vamos colocar aqui uma conversa muito construtiva que foi realizada no blog Fotografia da Natureza, uma iniciativa da Bocaina, Andirá Imagens e Biophocus.
     Assista ao nosso bate-papo com o fotógrafo da natureza Leonardo Merçon, que é idealizador do Instituto Últimos Refúgios. Leonardo tem um objetivo com a fotografia: fazer o link entre a natureza e a sociedade.
Contribua para gerarmos diretrizes da conservação. Deixe um comentário!