Marcos PalmeiraAtor, empresário, conservacionista e produtor orgânico
SABER MAIS
O ator Marcos Palmeira dispensa apresentação, não é mesmo? Mas seu lado conservacionista talvez seja uma boa novidade para você! Nos últimos anos, Marcos decidiu se dedicar a um novo projeto: os Sistemas Agroflorestais e a produção de alimentos orgânicos. Ele pretende transformar a Fazenda Vale das Palmeiras em um centro de estudos e de capacitação como um estudo de caso de um grande projeto de recuperação ambiental voltado para toda a sociedade
A Dra. Ana Carolina é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente trabalha no City College of New York (EUA). Também faz parte da AF BIOTA (Atlantic Forest Dimensions of Biodiversity). Seus projetos mais recentes buscam compreender padrões espaciais de biodiversidade e seus processos ecológicos e evolutivos subjacentes, com o objetivo de melhorar a previsão e conservação da biodiversidade em regiões tropicais
O professor Dr. Joshua Farley teve sua formação em Biologia nos Estados Unidos, mas no Brasil começou a considerar a economia. Atualmente é professor na University of Vermont (EUA) e sua principal linha de trabalho é mostrar como é possível termos uma economia ecológica equilibrada, compreendendo os serviços ecossistêmicos e toda sua interação, sempre incluindo o fator humano
O Joaquim, também conhecido como Quincas, tem como formação a Filosofia e a Biologia. Fez seu doutorado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Junto com outros pesquisadores da conservação idealizou e criou o Instituto Biotrópicos, uma das principais instituições de conservação que temos no Brasil. Não satisfeito, também se tornou um empreendedor da conservação, ocupando lacunas que poucos profissionais tentaram inovar.
O Instituto Prístino foi pensado por biólogos da conservação. Preocupados com o avanço dos impactos ambientais frente a importantes ecossistemas em Minas Gerais, os idealizadores do Instituto perceberam que somente com uma equipe interdisciplinar que conseguisse conversar entre as distintas ciências, poderiam trazer luz aos problemas ambientais.
Luciano AlvarengaAssessor Jurídico do Ministério Público de Meio Ambiente de Minas Gerais
SABER MAIS
O Mestre Luciano Alvarenga é formado em Direito. Desde pequeno se interessa por questões ambientais, o que levou seu caminho para as questões da conservação. Hoje ele trabalha no Ministério Público de Meio Ambiente de Minas Gerais, tentando conciliar sua expertise do Direito com sua formação em Ciências Ambientais adquirida no mestrado e doutorado.
Dra. Inara LealProfessora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
SABER MAIS
A professora Inara Leal é bióloga, formada pela Universidade de Santa Catarina. Fez seu mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Teve uma grande experiência no CSIRO-Austrália, onde realizou seu Pós Doc. Atualmente é professora no Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco, procurando compreender as interações ecológicas no bioma Caatinga, incluindo o fator antrópico nas interações.
Bióloga formada pela USP, a professora Rosana realizou seu mestrado e doutorado na área de Ecologia. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Paraná e chefe do Departamento de Zoologia. Suas investigações científicas caminham pela taxonomia e sistemática, ecologia de costões rochosos e bioinvasão marinha.
Dr. Pedro VianaBotânico - Museu Paraense Emílio Goeldi
SABER MAIS
O biólogo Pedro Viana teve sua formação na Universidade Federal de Minas Gerais, onde também concluiu seu mestrado e doutorado, sempre trabalhando com botânica. Foi um dos precursores em trabalhos sobre as vegetações em cangas. Atualmente é pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, tendo como desafio decifrar a biodiversidade botânica da Amazônia.
A professora Maria Auxiliadora (Dodora), fez sua jornada de formação na biologia na UFMG. Nos seus projetos de ecologia e conservação, sempre lançou olhar para a questão social da paisagem. Trabalha com sistemas socioecológicos, educação ambiental emancipatória, manejo e gestão adaptativa e participativa de recursos naturais e educação, formal e não formal, em ecologia e outras áreas relacionadas à conservação da natureza.
O Professor Fernando fez sua graduação em biologia pela PUC-MG. Seu mestrado e doutorado foram realizados na Biologia Vegetal da UFMG. Há anos que tenta decifrar os segredos ecológicos-evolutivos das sementes. Seu campo principal de estudos são os afloramentos rupestres. Atualmente é professor do Departamento de Botânica da UFMG e é pai do João. Junto com outros pesquisadores ele também é baixista do Tem Café?, uma banda de Meditation Jazz.
Dr. Ricardo SolarProfessor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
SABER MAIS
Ricardo é biólogo formado na Universidade Federal de Viçosa, na qual também concluiu seu doutorado em Entomologia. Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e trabalha com Conservação e Ecologia Terrestre. Seus principais interesses científicos estão associados a entender as principais causas e consequências das dinâmicas biológicas no contexto do Antropoceno, trabalhando nos efeitos das mudanças no uso da terra sobre a biodiversidade tropical.
Fabrício é professor Titular da UFMG em Belo Horizonte. É Presidente da Sociedade Brasileira de Genética e membro da Academia Ibero-americana de Biologia Evolutiva (AIBE). Orienta alunos no Programa de Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, atuando na área de história natural e evolução biológica utilizando o DNA e análises de genética populacional, filogeografia e filogenia aplicadas à biodiversidade brasileira.
Dr. Marcos VitalProfessor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
SABER MAIS
Marcos foi graduado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, fez o mestrado na Universidade Federal de Goiás e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Adjunto na área de Ecologia Experimental e Modelagem em Diversidade Biológica na Universidade Federal de Alagoas. Dedica boa parte do seu tempo na capacitação de profissionais em seus projetos de extensão. Seu xodó é o seu site cantinhodor.wordpress.com
Dr. Paulo PompeuProfessor da Universidade Federal de Lavras - UFLA
SABER MAIS
Paulo realizou sua graduação em biologia pela UFMG. Fez o mestrado no Programa de Ecologia, Conservação e Manejo e seu doutorado em Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Hoje é professor na Universidade Federal de Lavras. Nos seus trabalhos procura compreender a influência dos impactos de atividades hidrelétricas nas comunidades de peixes.
Dra. Juliana BotelhoDoutora em Comunicação pela Université du Québec e pós Doc em Comunicação - UFMG
SABER MAIS
Juliana possui doutorado em Comunicação pela Université du Québec à Montréal. Realizou seu mestrado e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem interesse e experiência nas áreas de Comunicação Pública da Ciência, Antropologia e Linguística, com experiência em estudos relacionados com o debate público em contextos democráticos, representação social na mídia e regulação dos meios de comunicação (publicidade)
Conexão PlanetaONG representada pelas jornalistas Mônica Nunes e Suzana Camargo
SABER MAIS
O Conexão Planeta nasceu do idealismo de três jornalistas, com larga experiência em sustentabilidade. Fazem parte da pauta do site temas como preservação da natureza, proteção aos animais e ecossistemas, mudanças climáticas, redução da desigualdade, inclusão social e econômica, consumo consciente. A missão do Conexão Planeta é Inspirar para a Ação.
Adriano é geólogo por formação, pela USP. Também se dedica à espeleologia e ao mergulho desde a década de 80. Se tornou um fotógrafo profissional em 1992. É reconhecido como um fotógrafo engajado em documentações sistemáticas acompanhando expedições e projetos científicos por todo o mundo. Entre seus parceiros estão a National Geographic, WWF, Conservation International, The Nature Conservancy, entre tantos outros.
Dr. Danilo NevesPós - Doc University of Arizona - EUA - DryFlor Group
SABER MAIS
Danilo é biólogo e natural de Goiás. No doutorado estudou as formações abertas sulamericanas, como o Cerrado, a Caatinga e os Chacos, pesquisando a história evolutiva de florestas sazonalmente secas. Faz seu Pós-doutorado no Royal Botanic Gardens, Kew (Reino Unido). Recentemente teve sua publicação estampada na capa do periódico Science, com o título Plant diversity patterns in neotropical dry forests and their conservation implications.
Bira é biólogo e doutor em Zoologia (UFMG) e atualmente é pós doutorando na Geografia (UFMG). Trabalha com modelagem e biogeografia de espécies aplicadas à Biologia da Conservação, divulgação científica e produção de material didático. Tem como um dos objetivos identificar áreas prioritárias para conservação e áreas com lacunas do conhecimento
Dr. Adriano PagliaProfessor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
SABER MAIS
Adriano é biólogo formado pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu seu mestrado e doutorado no Programa de Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na UFMG. Trabalhou na Conservação Internacional (CI-Brasil) e atualmente é professor adjunto do Departamento de Biologia Geral da UFMG. Atua na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação e Ecologia de Mamíferos.
Projeto AlbatrozProjeto de Biodiversidade, pesquisa e conservação de aves marinhas
SABER MAIS
O Projeto Albatroz tem como missão diminuir as capturas incidentais que a pesca industrial pode ocasionar nas aves marinhas, como os albatrozes e petréis. Para isso, eles trabalham em conjunto com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores. A principal linha de ação do Projeto Albatroz é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas.
O que rolou na edição passada
Veja um trailer gravado pelos conferencistas da I Conferência Nacional de Biologia da Conservação realizada em 2014 sobre a importância de eventos como este para fomentar as discussões sobre conservação e biodiversidade.
Qual é a sua opinião sobre os temas que estamos debatendo?
Quais são as suas dúvidas?
Participe agora da nossa Mesa-redonda e ajude a construir os diálogos da II CNBC!
1
Clique em "Curtir" e seja notificado sobre todas as novidades da II CNBC.
2
Inscreva-se no nosso canal do YouTube e acompanhe de perto as atualizações.
3
Deixe sua dúvida ou comentário!
LUCAS PERILLO
Biólogo e Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. É diretor da Bocaina Biologia da Conservação e tem atuação na Comunicação da Ciência e na Ecologia de Insetos
FELIPE FONSECA
Biólogo e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. É diretor da Bocaina Biologia da Conservação e atua na conservação de cavidades naturais subterrâneas em áreas ferruginosa e análises integradas de impactos ambientais.
Siga os passos abaixo corretamente para você se inscrever na II CNBC
A inscrição é GRATUITA e você receberá um link exclusivo da sala virtual logo antes d e cada conferência
1º passo
Quer aprender como se faz isso e aquilo?
Insira os seus dados
Ut enim ad minim veniam, quis nost
Você vai receber um link exclusivo para entrar em uma sala virtual para cada Conferência
Qual é a sua opinião sobre os temas que estamos debatendo?
Quais são as suas dúvidas?
Participe agora da nossa Mesa-redonda e ajude a construir os diálogos da II CNBC!