Receba todas as nossas novidades e conteúdos exclusivos

Início > Conteúdos > Bocainews  > Concurso de Fotografia 2021 > Galeria Virtual

Imagem
Concurso de Fotografia 
Podcast Papagaio de Primata
 Confira as fotos que participaram do concurso

FOTOS PARTICIPANTES 

SEGUNDO LUGAR
Uma vida planta outra: plante, observe e respeite

Imagem

"Em uma saída de campo da turma do curso Ciências Biológicas - Universidade Federal de Catalão (UFCat-GO), caminhava em grupo pela trilha observando a diversidade de vida (pássaros, insetos, anfíbios, inver/vertebrados e flora) naquele ecossistema. Logo, o encontro de diversas sementes com plântulas espalhadas foi um encanto, segurei uma para registrar os detalhes e local. Atualmente, sabemos e vivemos um momento crítico no meio ambiente, a deterioração do mesmo está avançadíssima. Portanto, o momento é de ações responsáveis para com ambiente. A restauração dos ecossistemas é necessária no hoje, e pode começar com o plantio de uma árvore por você."

Parque Estadual Serra de Caldas Novas (PESCaN)

Aranha caranguejo predando mosca varejeira

Imagem

"Me deparei com a cena acontecendo enquanto tomava café em frente ao jardim no ICEX. A varejeira deu azar de sobrevoar as proximidades da aranha, que não perdeu a chance e logo a capturou. Tamanha era a fartura da refeição, tive tempo de buscar a câmera no ICB e voltar para registrar o momento."

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Loves in the air

Imagem

"No dia que fiz essa imagem estava realizando um estudo do meio com alunos pelo manguezal e levei a máquina fotográfica, algo que não é comum. Paramos o barco para observar esses dois guarás que estavam afastados do resto do bando, na margem mais próxima. De repente eles começaram a se entreolhar e na hora que captei a imagem eles fizeram um coração com o formato dos bicos, dando um ar de romantismo a cena."

Casa de farinha do interior da Paraíba

Imagem

Em 2014 participei do Projeto Rondon e tive a oportunidade de conhecer a cidadezinha de Dona Inês, no interior da Paraíba. Fizemos uma visita a uma casa de farinha de uma comunidade rural, nesse momento fiz o registro do trabalho duro e artesanal dessas famílias, que tiram seu sustento da venda da farinha. No sertão paraibano esse povo tão simples lida com muitas dificuldades sociais e ambientais. Lembro de uma moradora me dizer que não tomava banho de chuveiro há um ano, pois havia uma longa estiagem e claro, isso afetava também o cultivo do roçado. Enquanto isso, aqui no sudeste temos a facilidade de comprar a farinha no supermercado e nem nos damos conta de todo o processo de produção até chegar as prateleiras.

Juliana de Medeiros Ventura

Imagem

"A foto foi tirada no Parque Estadual do Rio Preto, MG em outubro de 2016 quando eu ajudava uma amiga a coletar dados para o seu TCC. As Sempre-vivas são de grande importância socioambiental pois ao mesmo tempo que devem ser protegidas, pelo fato de muitas espécies estarem em algum grau de ameaça de extinção, elas servem como fonte de renda para comunidades tradicionais através de atividades artesanais. Por isso, é importante trabalhar metodicamente com essas pessoas para que elas utilizem as Sempre-vivas de maneira consciente e cuidadosa a fim de preservá-las na natureza."

À espreita!

Imagem

"O parque Cesamar, localizado no coração da cidade, se constitui em um fragmento do Bioma Cerrado, sendo uma importante área de interação homem-natureza, onde é possível observar diversas espécies da fauna além de praticar esportes ao ar livre.

Trata-se de um registro da espécie Socozinho (Butorides striata), ave ribeirinha bastante comum em todo o país. Esta ave se alimenta de peixes, insetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, anfíbios e répteis. Permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades, à espera de presas (fonte: Wikiaves).

O click se mostra especial por retratar o momento em que a ave espera pacientemente a oportunidade de capturar o alimento, provavelmente um peixe. Por tal razão, denominei o registro de "à espreita". "

Ouro Vivo

Imagem
Carrancas - MG

Da margem do meio

Imagem

"Foto tirada em janeiro de 2019, a bordo de uma pequena embarcação no "Lago Verde", formado pelas águas do Rio Tapajós, próximo a Alter do Chão, no estado do Pará. A fotografia mostra a paisagem observada a partir da lateral da embarcação, com a água em primeiro plano, e a floresta e o céu ao fundo. Por ser minha primeira vez na região da Amazônia, tudo que eu via me fascinava, e isso não foi diferente ao fazer um pequeno passeio de barco, que rendeu essa foto."

O beijo e a flor

Imagem

"A foto foi tirada enquanto fazia o campo para meu projeto de iniciação científica. O projeto visou entender as interações dos beija-flores em um transecto localizado na UFMG. Além disso, estudamos o potencial de conservação que a UFMG oferece a esses animais. Considero bastante importante e interessante a integração e conservação da natureza também em meio urbano. A foto em questão foi o primeiro "click" do dia, e demonstra com clareza uma interação de polinização realizada por um beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea) e uma "flor de camarão" (Justicia brandejeana)."

Urupê

Imagem

"O registro foi feito durante um trabalho de campo em janeiro de 2020 em Brumadinho, área onde ocorreu um dos maiores desastres ambientais de mineração do país. Ao me deparar com esse belíssimo Urupê ou cogumelo orelha de pau como é conhecido popularmente, percebi o quanto a natureza é incrível, mas a sociedade precisa entender a importância e urgência em protegê-la!"

Siesta leonina

Imagem

"Essa foto foi tirada em 2008, quando estive na Tanzânia para o congresso da ATBC em Arusha. Depois do congresso aproveitei para fazer um safari no Serengeti que era lá perto. Ficamos dois dias rodando o parque, que é muito grande. No primeiro dia no fim da tarde, encontramos esse leão deitado numa pedra, junto suas fêmeas e filhotes. Muito especial o momento."