Episódio #1 - O primeiro Vôo

Escute na plataforma de sua preferência

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer Papagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no Iheart RadioPapagaio de Primata no Player FM
Imagem

Episódio publicado no dia 05/06/2020

Em meio ao caos da crise ambiental, acompanhado de acirradas discussões nas redes sociais, memes e fake news, chegou o Papagaio de Primata, o novo podcast da Bocaina Biologia da Conservação. Quinzenalmente, faremos o papel de papagaios falantes, no intuito de repassar informações sobre assuntos do cotidiano vinculados ao meio ambiente. Teremos, contudo, o cuidado de repassar com consciência, adicionando elementos com embasamento científico, mas com uma linguagem mais acessível e muito humor. Receberemos também convidados de diversas áreas para enriquecer as nossas bicadas quinzenais. Não queremos te convencer a nada, afinal, os seres humanos são primatas com cérebro altamente desenvolvido, o que nos permite armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las. No entanto, ficaremos felizes de fomentar de maneira colaborativa a discussão dentro das temáticas socioambientais e ajudá-los a construir uma opinião de maneira crítica. Nesse primeiro episódio, nos apresentamos e contamos um pouco sobre o que nos motivou a fazer esse podcast. Bem-vindo, primata!


Hosts do Episódio #1
Felipe Fonseca
Lucas Perillo
Luiza de Paula
Matteus Carvalho


Convidados dos quadros
Bicada do Dia: André Aroeira
Rachando os Bicos: Pedro Taucce
Papagaio Correio: António Cruz


 - Música de fundo: Madison Walker De Nuevo (Salsa) Instrumental
 - Música do fim do podcast: adaptação de Merengue de Limón by Bruno Amaral

Para saber mais

Entrevista da Bocaina com Douglas Falcão (2015) da Secretaria de Popularização das Ciências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.



> Referências (artigos):

Da Silva-Rosa T., Mendonça M.B., Monteiro T. G., Souza R. & Lucena R. (2015). A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais. Ambiente & Sociedade 18 (3): 211-230.

Ludwig l. & Mattedi M. A. (2018). As tecnologias da informação e comunicação na gestão dos riscos de desastres socioambientais. Ambiente & Sociedade 21: e01034

- Sloane J.D. & Wiles J.R. (2020). Communicating the consensus on climate change to college biology majors: the importance of preaching to the choir. Ecology and Evolution 10 (2): 594-601.

Soriano E. & Hoffmann W.A.M. (2015). A informação e o conhecimento no contexto da comunicação dos riscos de desastres naturais. Caderno Prudentino de Geografia 1(37): 110-123.

- Soriano E., Hoffmann W.A.M. & Araujo C. (2017). Gestão do conhecimento aplicado aos desastres naturais: o caso da defesa civil. Em Questão 23(3): 207-227.
Queremos saber sua opinião

Ipad







papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata