Papagaio de Primata
Um encontro com a ciência na
Terra dos Papagaios

Temporada 2 - Episódio 1 - Publicado dia 26/02/2021

Clique no seu agregador favorito e escute!

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer ImagemPapagaio de Primata no Amazon MusicPapagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FMPapagaio de Primata no Podcast IndexPapagaio de Primata no PodfriendPapagaio de Primata no Pocket CastsImagemPapagaio de Primata no Listen NotesPapagaio de Primata no Overcast

T2E1 - Um encontro com a ciência na Terra dos Papagaios

A ciência faz parte de tudo em nossas vidas, desde a blusa que vestimos até o remédio para a dor, que consegue atuar exatamente onde deveria. Contudo, mesmo com tantas descobertas e avanços derivados da aplicação do método científico, é crescente o sentimento, por parte de uma parcela da sociedade, de que esse é um território desconhecido, o que gera desconfiança. No primeiro episódio da segunda temporada do Papagaio de Primata, pensamos nesse distanciamento entre a ciência e a sociedade e falamos sobre a tão conhecida, mas ainda misteriosa, Ciência! O que é essa área do conhecimento? Quem são os cientistas e em qual mundo distante eles se escondem? Discorremos também sobre o papel da ciência na conservação da biodiversidade - e especialmente na vida dos primatas - discutindo a importância da apropriação do conhecimento científico pela população, ferramenta fundamental no processo de construção de uma cidadania plena!

Agora, nosso barco tem novos tripulantes! Se você acompanhou a primeira jornada, vai perceber algumas mudanças, principalmente no jeito de contar a história. Queremos que você se sinta dentro do barco conosco! E, para isso, quem vai contar a história são personagens que estão embarcadas, navegando em uma expedição que busca desvendar caminhos para a popularização da ciência. Aprendemos com os papagaios como é importante aprender a língua do outro, mas queremos ir além. É preciso percorrer rotas ainda pouco exploradas para a comunicação entre as práticas do conhecimento. Estão prontos?

Esperamos que curtam este episódio do Papagaio de Primata, que nos faz refletir sobre a ciência, sua importância na sociedade e os motivos pelos quais devemos apoiá-la!
Bem-vindos à segunda temporada! Aproveitem nosso novo episódio!
.

Roteiro: 
Lucas Perillo e Luiza de Paula (com participação de toda a equipe do papagaio)

Personagens do Episódio T2E1:

João da Silva

NARRADORA

Lívia Echternacht

João da Silva

PAPAGAIO

Lucas Perillo

José de Oliveira

MESTRA DO NAVIO

Anna Monteiro

João da Silva

CAPITÃO

Felipe Fonseca

José de Oliveira

NATURALISTA

Luiza de Paula

João da Silva

MARUJO

Matteus Ferreira

QUERO ME INSCREVER AGORA!

Participações Especiais

Felipe Fonseca

MAURÍCIO TIZUMBA

Músico, instrumentista, cantor, compositor, ator e empreendedor cultural brasileiro, interpretou trechos e citações do filósofo Karl Popper e do cientista Carl Sagan.
Matteus Ferreira

PROF. ROGÉRIO PARENTONI MARTINS

Graduado e licenciado em História Natural pela UFMG (1974), doutor em Ecologia pela UNICAMP. Professor de Ecologia e Filosofia da Ciência aposentado pela UFMG e Pesquisador-visitante bolsista pelo CNPq no programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

O episódio conversa com as seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Clique nos ícones para saber mais 

Objetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento Sustentável

Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:

> Ciência: conhecimento derivado de perguntas, hipóteses, observações e experimentação. Abrange categorias como a ciência de base, que foca na obtenção do conhecimento em si; e a ciência aplicada, que utiliza os conhecimentos derivados da ciência de base para encontrar soluções para problemas atuais da sociedade.

> Método Científico: regras e princípios que devem ser seguidos para se produzir o conhecimento científico. 

> Testes estatísticos: tipo de análise a que os dados de um estudo são submetidos. Esses testes fornecem diversas informações que validam, ou não, os resultados obtidos. Assim, podemos chegar a conclusões sobre determinados fenômenos e buscar padrões utilizando uma parte do todo, que chamamos de amostras.

> Academia: nome dado a instituições que promovem o desenvolvimento da pesquisa. No Brasil, as Academias mais importantes são universidades públicas, que também são responsáveis pelo ensino, oferecendo cursos de graduação e oportunidades de mestrado e doutorado em diversos cursos de pós-graduação. Associado ao curso de graduação em Ciências Biológicas, por exemplo, existem diversas opções de pós, como Ecologia, Genética, Bioinformática, Biologia Vegetal, Bioquímica e Imunologia. Na academia ainda existem cursos de capacitação, formações complementares e mestrado profissional, além de projetos de extensão que muitas vezes fazem a ponte com as demandas da sociedade.

> Cientista:
enquanto profissional são estudantes da pós-graduação e da graduação, liderados por um professor universitário. Pessoas externas à Academia também podem adotar um comportamento científico ao elaborarem perguntas diante do ambiente que as cerca. Quando estes cidadãos contribuem em algum estudo científico, fala-se em Ciência Cidadã.

> Complexo do Pombo Enxadrista: termo irônico criado para descrever o comportamento de uma pessoa durante uma discussão que age com infantilidade, sem o uso de referências e bases técnico-científicas nos seus argumentos. "Discutir com Fulano é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória." O "pombo" fica sem argumentos, cai em falácias e começa a agredir verbalmente o interlocutor. 

> Procedimento duplo-cego:
característica do estudo em que nem o médico e nem o paciente voluntário sabem se houve aplicação da substância testada ou do placebo.

> Placebo:
é uma substância neutra, sem propriedade farmacológica.

Empirismo: forma de obtenção do conhecimento, baseada em experiências práticas.

> Princípio da falseabilidade:
por não consistir em verdades absolutas e inquestionáveis, a ciência pode ser posta à prova. Ou seja, as hipóteses científicas podem ser falseadas.

> Negacionismo:
rejeição do conhecimento obtido por metodologia científica e aprovado por cientistas da área de pesquisa do respectivo estudo.
  • O que garante que o seu trabalho científico é um no qual você pode acreditar? De onde vêm as ideias principais que fundamentam o seu trabalho? O professor Dr. Rogério Parentoni Martins, convidado deste episódio, conta um pouco da sua trajetória na História Natural e na Ecologia, sua ida para o Ceará, e como ele passou a devotar seus estudos à Filosofia da Ecologia. A entrevista é de 2014, realizada durante o I Simpósio Internacional de Ecologia e Conservação.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

> A ciência contra o negacionismo


> Cortes no orçamento do Meio Ambiente
http://www.observatoriodoclima.eco.br/orcamento-meio-ambiente-e-o-menor-em-21-anos/

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/sp-deputados-aprovam-orcamento-com-corte-de-30-na-fapesp,d6597ce178b9919ee089b4416a9ab81c3xhg6537.html

http://www.abc.org.br/2021/01/05/ciencia-brasileira-sofre-com-cortes-de-verbas-e-encara-cenario-dramatico-para-pesquisas-em-2021/

> Ciência e Política

Divulga Ciência 2020: Política e ciência, uma relação inevitável

http://www.oc.eco.br/wp-content/uploads/2021/01/Passando-a-boiada-1.pdf


> Ciência Cidadã

WikiAves - https://www.wikiaves.com.br/

eBird -
https://ebird.org/home

Biofaces -
https://www.biofaces.com/

Táxeus -
https://www.taxeus.com.br/

Sistema Urubu -
https://sistemaurubu.com.br/



> Academia: cursos de Pós-Graduação na área biológica

UFMG -
https://www.icb.ufmg.br/pos-graduacao

USP -
https://www.ib.usp.br/ensino/pos-graduacao.html

UNICAMP -
https://www.ib.unicamp.br/pos/

UNB -
http://dpg.unb.br/index.php/coordenadores-de-pos-graduacao

UFRJ -
http://app.pr2.ufrj.br/listarStrictoMestreDoutor


Queremos saber sua opinião

Ipad







© 2021 Todos os direitos reservados

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata