Papagaio de Primata
A admirável história da vida

Temporada 2 - Episódio 5 - Publicado dia 23/04/2021

Clique no seu agregador favorito e escute!

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer ImagemPapagaio de Primata no Amazon MusicPapagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FMPapagaio de Primata no Podcast IndexPapagaio de Primata no PodfriendPapagaio de Primata no Pocket CastsPapagaio de Primata no Listen NotesPapagaio de Primata no Overcast

T2E5 - A admirável história da vida

Ah, a vida! Certamente trata-se de um evento que envolve muitas perguntas... talvez, por isso seja bastante comum nos perguntarmos, ainda crianças, como viemos parar aqui. Quando crescemos, porém, essa curiosidade se mantém e passa a adquirir outra proporção. Afinal, de onde vieram os vírus, as árvores, os animais... de onde viemos nós? Apesar de parecerem simples, essas perguntas são tão complexas que impulsionam diversas linhas de pesquisa, desde os séculos passados. E, graças ao avanço da ciência, hoje existem teorias plausíveis sobre várias questões intrigantes!

Neste episódio do Podcast Papagaio de Primata, embarcaremos em uma viagem a um passado tão distante que une todas as nossas histórias em apenas uma: a história da vida. Nesse episódio, viajaremos nos mares do oceano primitivo para compreendermos como a vida surgiu, desde o DNA à biodiversidade. Mas nossa expedição não acaba por aí! Também viajaremos ao momento da história em que os seres humanos colocam em risco a vida em si: o presente, onde muitas espécies enfrentam o risco de deixar de existir. Participações especiais de Eduardo Moreira, ator, diretor e fundador do Grupo Galpão de teatro; Roched Seba, criador do Instituto Vida Livre; Romeu Guimarães, professor da UFMG que pesquisa a origem da vida, a formação do código genético e a evolução de redes biológicas, e o biólogo geneticista e professor titular da UFMG, Fabrício dos Santos, que trabalha com genética evolutiva de populações humanas e de espécies da biodiversidade brasileira.

Esperamos que curtam este episódio do Podcast Papagaio de Primata, que nos faz refletir sobre a vida, desde sua origem até seu fim iminente, devido ao impacto das atividades humanas, capaz de comprometer toda a nossa biodiversidade.

Roteiro: 
Lucas Perillo, Luiza de Paula, Lívia Echter e António Cruz (com participação de toda a equipe do papagaio)

Participações Especiais

Roched Seba

ROCHED SEBA

Instituto Vida Livre - iniciativa que tem a missão de reabilitar e soltar animais silvestres brasileiros em situação de risco, assim como divulgar o conhecimento sobre eles

Personagens do Episódio T2E5:

Lívia

NARRADORA

Lívia Echternacht

Lucas

PAPAGAIO

Lucas Perillo

Anna

MESTRA

Anna Monteiro

Luiza

NATURALISTA

Luiza de Paula

António

COZINHEIRO

António Cruz

Laura

PALEONTÓLOGA

Laura Romanelli

Felipe

CAPITÃO

Felipe Fonseca

Pedro

ESCRIVÃO

Pedro Taucce

QUERO ME INSCREVER AGORA!

O episódio conversa com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Clique nos ícones para saber mais 

Objetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento SustentávelObjetivos de Desenvolvimento Sustentável

Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:

> Abiogênese: teoria que explica a origem da vida, a partir de matéria não-viva.

> Auto-replicante: capacidade de replicar a si mesmo.

> Biogênese: teoria que explica a origem da vida, a partir de outra pré-existente.

> Diferenciação Fenotípica: diferenças das características físicas e morfológicas.

> Escala Genealógica: demonstra o nível de parentesco entre determinados indivíduos e grupos de indivíduos.

> Escala Geológica: linha do tempo caracterizada pelos principais eventos geológicos que ocorreram na Terra.

> Evolução: teoria que diz que os organismos mudam ao longo do tempo, de geração em geração.

> Fato Científico: algo comprovado pela ciência, seguindo a metodologia científica.

> Maldição da mente descontínua: característica da mente humana, cuja intensidade varia dependendo da pessoa. Diz sobre a dificuldade que temos em enxergar conexões entre os processos (que se dão de forma contínua).

> Recessos da floresta: regiões mais afastadas e isoladas, da floresta.
  • E por falar na preocupação com a continuidade da existência de nossos “primos”... Nesse vídeo, o professor doutor Alexandre Nascimento, conta pra gente sua experiência em trabalhar com a conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta, e, principalmente, sobre sua interação com os moradores da região. Como ele menciona nessa incrível conversa, "o pesquisador é passageiro numa região, então devemos deixar a melhor impressão para a população."
Com a seriedade da situação enfrentada por nosso planeta, torna-se importante pensarmos em medidas que minimizem os efeitos e os impactos negativos da atividade humana no ambiente. Nesse vídeo, o biólogo, doutor em ecologia e conservação e ainda, um dos idealizadores do Instituto Biotrópicos, Joaquim Silva, nos conta sobre a criação de uma das principais instituições de conservação que temos no Brasil.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

Entropia: http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/Entropia-dos-Seres-Vivos.pdf  

>Evolução:





> Vídeos sobre vida:





> Livros:

- Dorion Sagan & Lynn Margulis. 2002. O Que é Vida? Ed. Zahar. 289 p.

- Stephen Jay Gould. 1995. A Vida é Bela. Ed. Gradiva.


Queremos saber sua opinião

Ipad







© 2021 Todos os direitos reservados

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata