Papagaio de Primata
Mar de Morros
Temporada 2 - Episódio 10 - Publicado dia 02/07/2021
Série Expedições

Clique no seu agregador favorito e escute!

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer ImagemPapagaio de Primata no Amazon MusicPapagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FMPapagaio de Primata no Podcast IndexPapagaio de Primata no PodfriendPapagaio de Primata no Pocket CastsImagemPapagaio de Primata no Listen NotesPapagaio de Primata no Overcast

T2E10 - Mar de Morros

Em meio a tantos mares, dessa vez nos deparamos com um tipo diferente: os mares de morro! Marcando o fim de nossa jornada durante a segunda temporada, nos questionamos sobre a possibilidade desse domínio marcado por seu relevo acidentado, também chegar ao fim. Afinal, apesar dessas montanhas fornecerem serviços ecossistêmicos essenciais para a vida humana, sua estrutura é de ferro... o que para as mineradoras, significa ouro.

Neste último episódio da segunda temporada do Podcast Papagaio de Primata mudamos o cenário e retornamos, enfim, à casa. Nessa expedição discutimos a importância das montanhas, enquanto guardiãs de sistemas únicos: as cangas. Refletimos também sobre a forma como a vida invade até mesmo o vazio, que no caso das serras origina cavernas essenciais para abrigar uma fantástica e exclusiva biodiversidade! Dessa vez, nosso convidado especial foi o Flávio Fonseca, biólogo, doutor em Ecologia, Conservação e Manejo e fundador do Instituto Prístino.

Esperamos que curtam este episódio do Podcast Papagaio de Primata, que nos faz refletir sobre a importância dessas serras para além da mineração, a qual é capaz de impactar tão fortemente um sistema insubstituível.

Roteiro: 
Felipe Fonseca (com participação de toda a equipe do papagaio)

Personagens e convidados do Episódio T2E10:

Livia Echter

LÍVIA ECHTERNACHT

Narradora - Host do Papagaio

FELIPE FONSECA

Capitão - Host do Papagaio

ANTÓNIO CRUZ

Cozinheiro - Host do Papagaio

FLÁVIO 
CARMO

Instituto 
Prístino

ISABELLA AZEVEDO

Bocaina Biologia da Conservação

QUERO ME INSCREVER AGORA!

Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:

> Canga: produto de milhões de anos de intemperismo. Ecossistema provedor de recursos naturais, como a água.

> Flora relictual:
espécie vegetal que, anteriormente, era abundante em determinada região e, agora, se restringe a pequenas partes desse território.

> Geossistema:
corresponde ao conjunto de interações entre o solo, subsolo, ecossistema e suas comunidades, clima local, ou seja, é uma compreensão dos diversos componentes naturais e suas conexões sistêmicas, como um todo.

> Aquífero:
formações geológicas que conseguem armazenar água subterrânea, formados por rochas porosas e permeáveis que conseguem reter água e disponibilizá-las.

> Troglóbio:
denominação para espécies de animais que se especializaram a viver em ambientes subterrâneos, apresentando características morfológicas, fisiológicas e comportamentais extremamente adaptadas a esses ambientes.
  • Conservação em foco: PEC63/2020 - Um alento para as nossas Serras ferruginosas?

    Na primeira edição conversamos sobre a PEC 63/2020. A proposta está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e diz respeito à proteção e inserção de algumas serras como Monumentos Naturais, sendo elas a Serra do Brigadeiro, a Serra da Moeda e a Serra do Rola Moça.
    Contamos com a participação de três convidados(as) especiais: a deputada estadual, Beatriz Cerqueira, autora da PEC; o biólogo e doutor em ecologia e conservação, Flávio Fonseca, do Instituto Prístino; e a ambientalista e integrante do Movimento Rola Moça Resiste, Vera Baumfeld. Uma discussão muito produtiva e esclarecedora de como realizar políticas públicas e como a sociedade pode contribuir.

Biodiversidade Subterrânea em Geossistemas Ferruginosos

Nessa palestra, realizada no Simpósio Geossistemas Ferruginosos do Brasil, o pesquisador Rodrigo Ferreira comenta sobre as cavidades ferruginosas, discutindo sua importância para a preservação de espécies únicas no Brasil.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

> Livro Geossistemas Ferruginosos do Brasil:
https://institutopristino.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Geossistemas-ferruginosos-no-Brasil-CD.pdf

> Cartilha Ilhas de Ferro:
https://institutopristino.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Cartilha-Ilhas-de-Ferro-Descobrindo-a-importancia-ambiental-dos-ecossistemas-em-cangas-ferruginosas.pdf

> Livro O Vale do Rio Peixe Bravo - Ilhas de ferro no sertão mineiro:
https://institutopristino.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Vale-do-Rio-Peixe-Bravo_WEB-VF.pdf

> Avaliação Ambiental Estratégica para a mineração em larga escala: podemos evitar a extinção dos ecossistemas ferruginosos no Brasil?
https://www.ecodebate.com.br/2014/10/31/avaliacao-ambiental-estrategica-para-a-mineracao-em-larga-escala-por-flavio-f-do-carmo-luciana-h-kamino-iara-c-campos-felipe-f-do-carmo-e-claudia-m-jacobi/

> Cangas: Ilhas de Ferro Estratégicas para a Conservação no Brasil:
https://institutopristino.org.br/wp-content/uploads/2020/04/11_Ilhas_de_ferro_estrategicas.pdf

Queremos saber sua opinião

Ipad







© 2021 Todos os direitos reservados

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata