Episódio #4 - COVID-19 - Parte 2

Povos tradicionais, originários e movimentos sociais

Escute na plataforma de sua preferência

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer Papagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FM
Imagem

Episódio #4 - Covid-19 - Parte II
Povos tradicionais, originários e movimentos sociais 
         
Episódio publicado no dia 17/07/2020

Muita gente não sabe, mas Biologia da Conservação é uma área ampla e multidisciplinar do conhecimento. A Covid-19 teve sua provável origem na interação direta entre as pessoas e a biodiversidade. Cada dia mais estudos têm mostrado relação entre a saúde humana e à natureza, assim como a degradação ambiental contribui para o surgimento de novas doenças. Nessa segunda parte do especial Covid-19 queremos reconhecer as vozes de comunidades e povos que estão sendo impactados pela pandemia mas que não estão nas principais capas de jornais. Diariamente somos informados sobre o impacto do novo coronavírus na população brasileira. Porém, dificilmente sabemos fazer o recorte necessário sobre as “diversas populações” que temos no país. A desigualdade social é um fator já comprovado sobre a influência de quem está sendo mais afetado. Além disso, temos grupos negligenciados que ainda são mais “esquecidos”, principalmente nas políticas públicas. Neste episódio#4, escutamos o ex-dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; uma representante da comunidade quilombola Pontinha, de Minas Gerais, e um professor indígena da etnia Baniwa, para percebermos como eles estão enfrentando a pandemia e o descaso do governo. Críticas e sugestões: papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br. 
Se possível, fique em casa!


          Hosts do Episódio #4                     Entrevistados 
          Luiza de Paul
a                                    Ênio Bohnemberger: Direção do Movimento dos Trabalhadores                      Lucas Perillo                                                                              Rurais Sem Terra (MG).
          Felipe Fonseca                                   Marlen Moreira: Comunidade Quilombola de Pontinha (MG).
          Matteus Carvalho                              Danilo Lopes: Comunidade Mirití, etnia Baniwa (AM).
                          
          Convidados dos quadros
          Rachando os Bicos: Pedro Taucce
          Papagaio Correio: António Cruz
         
                
                                                                   
                               - Música de fundo: Madison Walker De Nuevo (Salsa) Instrumental
                               - Música do fim do podcast: adaptação de Merengue de Limón by Bruno Amaral


Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:


> Comunidades e Povos Tradicionais: Povos e Comunidades Tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição (Definição dada pelo Decreto Federal 6.040/2007). Os indígenas também estão inseridos nessa categoria, assim como quilombolas, geraizeiros, caiçaras, etc.
Saiba mais: https://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais

> Soberania alimentar: poder de cada cidadão de ter autonomia em escolher como e o que consumir na sua alimentação.

Conheça mais sobre os projetos Minhocuçu e Pequi, da comunidade Quilombola de Pontinha/MG, comentado neste episódio.

Instagram: @projeto.pequi
Confira o mini-doc sobre o Acampamento Maria da Conceição, formado em sua maioria por mulheres, no interior de Minas Gerais. Tivemos a oportunidade de participar da produção desse vídeo no ano de 2018. Conheça a luta da mulher Sem Terra, seus sonhos e sua produção.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

Vulnerabilidade de acampados frente à despejos aumenta com COVID-19    

> Ação do MST para distribuir alimentos durante a pandemia      

> Recomendações práticas que podem ajudar os formuladores de políticas a prevenir e responder a futuros surtos de doenças

> Veja como ajudar as comunidades indígenas e quilombolas
  
> Para você que tem Twitter indicamos aqui alguns perfis de indígenas e organizações indígenas
@cristianwariu, @GuajajaraKari, @franciscopiyako, @mani_wara, @DMunduruku, @watatakalu, @Dario_Kopenawa, @indiadeiphone, @munihin_, @OfficialTukuma, @ApibOficial, @alice_pataxo, @Karibuxi, @socioambiental, @proindio

Acompanhe também pela #IndígenasECovid19

> LEI Nº 14.021, de 7 de julho de 2020. Dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas; cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas; estipula medidas de apoio às comunidades quilombolas, aos pescadores artesanais e aos demais povos e comunidades tradicionais para o enfrentamento à Covid-19; e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a fim de assegurar aporte de recursos adicionais nas situações emergenciais e de calamidade pública. (COM VETO)

> Razões dos vetos

> Desigualdade social e mortes pela Covid-19

> Referências usadas no quadro Papagaio Correio





Queremos saber sua opinião

Ipad







papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata