Episódio #8 - Onde tem fumaça, tem fogo!

Escute na plataforma de sua preferência

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer Papagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FM
Imagem

Episódio #8 - Onde tem fumaça, tem fogo!         
Episódio publicado no dia 11/09/2020

Neste oitavo episódio iremos abordar as Queimadas no Brasil. Queremos te levar em uma jornada para refletir sobre por quê você deve se importar com as queimadas no Brasil? Um assunto de extrema importância e que muitas vezes nos esquecemos na maior parte do ano… mas vai chegando agosto, setembro, e elas começam a aparecer, em um cenário de falta de chuvas e calor intenso. Infelizmente essas queimadas geram graves impactos socioambientais destruindo histórias preciosas. Temos visto muitas notícias na mídia tratando dos incêndios na região da Amazônia e do Pantanal, ameaçando nossas riquezas naturais e a vida de milhões de seres vivos. Pensando nisso, falamos nesse episódio sobre: Por que e onde essas queimadas ocorrem? Quais os impactos para a biodiversidade e para as pessoas? E o que podemos fazer para mudar esse cenário? Falamos ainda sobre aspectos evolutivos das plantas, o impacto das queimadas na imagem internacional do Brasil e inauguramos um novo quadro, o “Estendendo a Asa” para discutir um pouco sobre conflitos socioambientais!

          
Quadros de Papagaio:

Estendendo a Asa - Maria Auxiliadora Drumond @dodoradrumond
Bicada do Dia - André Aroeira @aroeira.bio
Papagaio Correio - António Cruz - @cruzony
Rachando os Bicos - Pedro Taucce - @pedrotaucce


::::::: Música do fim do podcast: adaptação de Merengue de Limón by Bruno Amaral ::::::

Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:

> Mudanças Climáticas: alterações nas características do clima, como eventos de chuvas e seca e temperaturas médias, que perduram ao longo de um grande período temporal.

> Gases de Efeito Estufa: são substâncias gasosas, como o gás carbônico e o metano, que absorvem energia infravermelha emitida pela terra, esquentando a atmosfera.

> Regularização Fundiária: conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam regularizar a propriedade de uma terra.

> Moratória do fogo: período no qual as queimadas ficam oficialmente proibidas.

> Unidades de Conservação: Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei federal 9985/2000) define elas como sendo o “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.

> Serviços Ecossistêmicos: também chamados de serviços ambientais, são os benefícios que as pessoas obtêm direta ou indiretamente da natureza, incluindo a aspectos bióticos (ex: plantas que fazem fotossíntese e liberam oxigênio) e abióticos (ex: rochas que armazenam água).

> Tipping Points: em português, “ponto de inflexão”, se refere a um momento no qual as coisas que aconteciam de uma determinada maneira, começam a acontecer de outra. Termo acadêmicos utilizado nas ciências ambientais.

> Pscitacídeos: termo utilizado para agrupar aves como araras, papagaios, maritacas, calopsitas e outras aves similares. Na taxonomia biológica, é uma Ordem chamada Psitaciformes. Para mais informações, consulte: https://www.wikiaves.com.br/wiki/psittaciformes

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

> Programa Queimadas INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE



 
> Projeto Monitoramento Cerrado

> PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS

> Plano de Dados Abertos - ICMBio

> Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (Sisfogo)
https://www.ibama.gov.br/sistemas/sisfogo/mais-informacoes-sobre-o-sisfogo

> DECRETO Nº 10.424, DE 15 DE JULHO DE 2020: Determina a suspensão da permissão do emprego do fogo de que trata o Decreto nº 2.661, de 8 de julho de 1998, no território nacional pelo prazo de cento e vinte dias
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.424-de-15-de-julho-de-2020-267035345

> Vamos falar de queimadas: Hamilton Mourão, Vice-presidente da República
https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-vice-presidencia/discursos-pronunciamentos-artigos/vamos-falar-de-queimadas

> Amazon Dashboard - Painel de controle da Amazônia - NASA
https://globalfiredata.org/pages/pt/amazon-dashboard/

> Centro de Sensoriamento Remoto - UFMG
https://csr.ufmg.br/csr/




>>>> Editorial revista Flora - Edição Especial "Fogo e Vegetação"

> Overbeck, G. E., Silveira, F. A., Rossatto, D. R., & Heilmeier, H. (2020). From ashes to understanding: Opinion papers on fire and a call for papers for a Special Issue in Flora. Flora, 151608.



>>>> Artigos da revista Flora - Edição Especial "Fogo e Vegetação"

> Durigan, G. Zero-fire: not possible nor desirable in the Cerrado of Brazil. Flora (2020), 10.1016/j.flora.2020.151612
https://doi.org/10.1016/j.flora.2020.151612

> Fidelis, A. Is fire always the “bad guy”? Flora (2020), 10.1016/j.flora.2020.151611

> Schmidt, I.B., Eloy, L. Fire regime in the Brazilian savanna: recent changes, policy and management. Flora (2020), 10.1016/j.flora.2020.151613
Queremos saber sua opinião

Ipad







papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata