Episódio #9 - Pra que serve um biólogo?

Escute na plataforma de sua preferência

Papagaio de Primata no SpotifyPapagaio de Primata no Google PodcastsPapagaio de Primata na ApplePapagaio de Primata no CastboxPapagaio de Primata no Deezer Papagaio de Primata no StitcherPapagaio de Primata no Podcast AddictPapagaio de Primata no PodchaserPapagaio no Castro FMPapagaio de Primata no TuneIn + AlexaPapagaio de Primata no iHeartPapagaio de Primata no Player FM
Imagem

Episódio #9 - Pra que serve um biólogo?
Episódio publicado no dia 25/09/2020

Neste mês de setembro, sempre no dia 3, comemoramos o dia do biólogo! Uma profissão muitas vezes visualizada como uma função paralela à sociedade. Quantas vezes já escutamos que a única coisa que fazemos é ir pro mato ficar vendo bichos e plantas? Ou que o biólogo é um radical que sempre quer “atravancar” o desenvolvimento do país? E ainda, que biólogo só serve pra dar aula de biologia?

Mas e você, já parou pra pensar pra que serve um biólogo em nossa sociedade? Sabe dizer o que faz um profissional biólogo?

Pois é, neste episódio vamos falar sobre as diversas funções que o biólogo desenvolve em prol da sociedade e do meio ambiente. Muitos cientistas que aparecem na televisão mostrando suas descobertas, inclusive sobre medicamentos e vacinas importantes pra gente, são na verdade biólogos!

Acreditamos que os maiores problemas que estamos enfrentando e que ainda vamos nos deparar são de origem socioambiental. Então precisamos ter profissionais capacitados para contribuir na resolução ou mitigação de todos estes conflitos, não é mesmo? Neste episódio falamos um pouco sobre as diversas funções que um biólogo pode desempenhar! E pode acreditar, definitivamente não é só ir pro mato e ficar vendo bichos e plantas.

Venha conhecer mais sobre essa profissão que deve ser uma das mais estratégicas para nosso futuro!

          
Quadros de Papagaio (participações especiais):
Estendendo a Asa - Maria Auxiliadora Drumond @dodoradrumond
Bicada do Dia - André Aroeira @aroeira.bio
Papagaio Correio - António Cruz - @cruzony
Rachando os Bicos - Pedro Taucce - @pedrotaucce



::::::: Música do fim do podcast: adaptação de Merengue de Limón by Bruno Amaral ::::::

Veja a definição simplificada de alguns temas abordados neste capítulo:

> Biologia: é a ciência que estuda os seres vivos e suas relações com o meio ambiente. Na biologia estudamos desde o nível mais básico de um organismo até as relações mais complexas entre vários organismos. A biologia tenta compreender como as relações evolutivas acontecem e como as relações entre as espécies e ambiente podem alterar o ecossistema em que vivem.

> Biólogo: é a pessoa que se graduou em um curso de Ciências Biológicas. Ele pode desempenhar as diversas funções preconizadas para um biólogo exercer.

> CFBio: é o Conselho Federal de Biologia. Ele é uma autarquia federal responsável por fiscalizar os profissionais e Conselhos Regionais. Determina os limites profissionais que o biólogo pode atuar.
Fonte: https://biologiaparabiologos.com.br/coisas-que-precisa-saber-antes-do-registro-crbio/
.
> CRBio: é o Conselho Regional de Biologia. Ele possui uma função executiva de fiscalizar os profissionais dentro de uma jurisdição, cumprir e fazer cumprir todas as disposições estabelecidas pelo Conselho Federal, efetuar o registro dos profissionais e emitir a Carteira de Identidade Profissional e a Cédula de Identificação aos profissionais registrados, arrecadar as anuidades, multas, taxas e emolumentos; entre outras atividades.
Fonte: https://biologiaparabiologos.com.br/coisas-que-precisa-saber-antes-do-registro-crbio/

> Registro Profissional: é o registro que o biólogo formado pode fazer junto ao CRBio para adquirir a sua Carteira de Identidade Profissional. Nem todos os biólogos formados precisam ser registrados nos Conselhos, no entanto, para esses, as possibilidades de exercer algumas atividades profissionais diminuem.

Para saber ainda mais
Veja mais algumas citações que usamos no episódio

> Áreas de atuação do Biólogo

> LEI Nº 6.684, DE 3 DE SETEMBRO DE 1979: Regulamenta as profissões de Biólogo e Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências

> LEI Nº 7.017, DE 30 DE AGOSTO DE 1982: Dispõe sobre o desmembramento dos Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina e de Biologia

> DECRETO Nº 88.438, DE 28 DE JUNHO DE 1983: Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biólogo, de acordo com a Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979 e de conformidade com a alteração estabelecida pela Lei nº 7.017 de 30 de agosto de 1982
 
> RESOLUÇÃO Nº 538, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019: Dispõe sobre a atuação do Biólogo na área de Análises Laboratoriais Animal e dá outras providências

> RESOLUÇÃO CFBIO Nº 227 DE 18.08.2010: Dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção, para efeito de fiscalização do exercício profissional
Queremos saber sua opinião

Ipad







papagaiodeprimata@biologiadaconservacao.com.br

Receba todas as novidades do Papagaio de Primata