Receba todas as informações sobre a interface entre a academia e a sociedade

Nosso evento pretende explorar o mundo acadêmico e como levar as ciências socioambientais para fora dos muros da Universidade. A ciência é uma maneira incrível de produção de conhecimento e nunca foi tão necessário mostrar o nosso trabalho para o mundo. Socializar o conhecimento é um dos pilares da democracia. Todo mês, vamos convidar pesquisadoras e pesquisadores para contar um pouco sobre sua área de atuação, de forma leve e descontraída e como os resultados das pesquisas podem contribuir com problemas da sociedade. Para isso, contaremos com a parceria do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais! Já pode separar a cerveja ou passar o café porque a prosa é ao vivo, e você pode enviar suas dúvidas e comentários em tempo real!


Em breve mais informações da nossa próxima reunião


Confira as discussões já realizadas

Imagem

#5 - Documentação da natureza e conservação: histórias que mudam o mundo

Augusto Gomes, biólogo que busca na fotografia e no vídeo ferramentas para transpor realidades, e levar até as pessoas o encantamento sobre a natureza. Como profissão, tem na produção audiovisual sua principal frente de diálogo e seu meio de luta por um mundo melhor. É colaborador da National Geographic, BBC Studios, bioGraphic Magazine e diversas outras organizações e plataformas voltadas para ciência e conservação, para as quais escreve, filma e fotografa.
Imagem

#4 - Modelagem ecológica e sua aplicação na conservação

Convidamos o especialista em modelagem Dr. Newton Barbosa, pesquisador com diversos artigos sobre distribuição de espécies aplicadas à conservação. Nesta aula, o professor abordou como funciona a Modelagem de Distribuição de Espécies e sua aplicação na Biologia da Conservação e áreas afins.

Imagem

#3 - Pesquisas colaborativas e o papel da ciência na tomada de decisões

O prof. Danilo Neves da UFMG traz sua experiência com análises em grandes escalas geográficas, que são importantes para diagnosticar a situação atual da biodiversidade e anteciparmos problemas futuros. E o segredo é fomentar parcerias entre pesquisadores de diversas instituições.

Imagem

#2 - Do pasto ao prato: o aplicativo do consumo consciente

Você já parou pra refletir sobre qual alimento você coloca na sua mesa? De onde vem, se causa impactos na biodiversidade, se é produzido em condições degradantes de trabalho? É esse o intuito do aplicativo “Do pasto ao prato", uma iniciativa que surgiu de pesquisas acadêmicas e pretende aumentar a transparência na cadeia da carne e apoiar o consumo consciente no Brasil.
Imagem

#1 - Como fazer pesquisa sem recurso

Conversamos com o professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG, Francisco Lobo. O professor contou como é possível fazer pesquisa em Ecologia e Conservação sem a necessidade de recursos para trabalho de campo. Sua linha de pesquisa promete ser a grande ferramenta para desvendar várias perguntas sobre diversas espécies.

EM PARCERIA COM

ECMVS