Início > Conteúdos > Prosa ConsCiência > Do pasto ao prato

Prosa ConsCiência

Do pasto ao prato: o que você coloca na sua mesa?

Nesta edição do Prosa Consciência falamos sobre consumo consciente! Você já parou pra refletir sobre qual alimento você coloca na sua mesa? De onde vem, se causa impactos na biodiversidade, se é produzido em condições degradantes de trabalho? É esse o intuito do aplicativo “Do pasto ao prato", uma iniciativa que surgiu de pesquisas acadêmicas e pretende aumentar a transparência na cadeia da carne e apoiar o consumo consciente no Brasil. Por isso, convidamos para bater um papo a Dra. Vivian Ribeiro, bióloga pesquisadora do Stockholm Environment Institute na Suécia e co-criadora do projeto “Do pasto ao prato”. Sabemos dos impactos que a produção de carne gera para os ecossistemas brasileiros, e acreditamos que a mudança de atitude e comportamento começa pela informação. Por isso, contamos com o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais, Prof. Ricardo Solar, que tem como linha de pesquisa entender as principais causas e consequências das dinâmicas e manutenção da biodiversidade em ambientes modificados pela atividade antrópica.
Vivian Ribeiro

Vivian Ribeiro

Bióloga pela Universidade Federal de Goiás e com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília, Vivian é pesquisadora e cientista de dados na plataforma Trase. Trabalha desde 2016 com a influência de políticas públicas e privadas no desmatamento, utilizando para isso análises espaciais com grandes bancos de dados. Em 2019 se mudou para a Suécia, onde trabalha no Stockholm Environment Institute, dedicando-se principalmente a entender os impactos ambientais, sociais e econômicos da produção e comercialização de commodities agrícolas em países emergentes. Goiana raiz, é co-criadora no projeto Do Pasto ao Prato, onde busca dar mais transparência e sustentabilidade aos produtos de origem animal produzidos e consumidos no Brasil.
Ricardo Solar

Ricardo Solar

Professor de Ecologia do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenador do PPG ECVMS-UFMG, tem como foco principal de pesquisa a Ecologia de Comunidades com objetivo de entender as principais causas e consequências das dinâmicas e manutenção da biodiversidade em ambientes modificados pela atividade antrópica.



CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Participe do evento e contribua para a divulgação e para a discussão de projetos de políticas públicas para o meio ambiente

EM PARCERIA COM

ECMVS

QUEREMOS OUVIR DE VOCÊ

1
Clique em "Curtir" e seja notificado sobre nossas novidades
2
Inscreva-se e seja notificado quando postarmos mais vídeos
3
Deixe sua dúvida ou comentário!