Início > Conteúdos > Prosa ConsCiência > Modelagem ecológica e sua aplicação na conservação

Prosa ConsCiência

Modelagem ecológica e sua aplicação na conservação

Nas últimas décadas, a modelagem de distribuição de espécies tem sido cada vez mais utilizada dentro das diversas esferas das ciências naturais. Esta ferramenta apresenta uma importância estratégica para a conservação da biodiversidade, uma vez que pode ser aplicada na análise de influência de diferentes variáveis ambientais sobre a distribuição das espécies de interesse (ameaçadas, raras, endêmicas ou que simplesmente sejam o foco de alguma ação de conservação). 

Pensando nisso convidamos o especialista em modelagem Newton Barbosa, pesquisador com diversos artigos sobre distribuição de espécies aplicadas à conservação. Nesta aula, o professor abordou como funciona a Modelagem de Distribuição de Espécies e sua aplicação na Biologia da Conservação e áreas afins.
Newton Barbosa

Newton Barbosa

Médico veterinário, mestre e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Investiga os padrões de distribuição de plantas, animais e parasitas sul-americanos, assim como a influência das mudanças globais nos ecossistemas terrestres e aquáticos. Tem experiência na área de ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodiversidade, Mudanças Globais, Epidemiologia, Biologia da Conservação e Bioestatística.

EM PARCERIA COM

ECMVS

QUEREMOS OUVIR DE VOCÊ

1
Clique em "Curtir" e seja notificado sobre nossas novidades
2
Inscreva-se e seja notificado quando postarmos mais vídeos
3
Deixe sua dúvida ou comentário!