Início > Conteúdos > Prosa ConsCiência > Pesquisas colaborativas e o papel da ciência na tomada de decisões

Prosa ConsCiência

Pesquisas colaborativas e o papel da ciência na tomada de decisões

O mês de setembro de 2021 tem sido especial para o nosso convidado do mês para o Prosa ConsCiência. Vamos conversar com o Prof. Danilo Neves, do Departamento de Botânica da UFMG que recentemente publicou dois artigos que já são marcos na ciência e na conservação!

No primeiro dia do mês, a revista Nature publicou o artigo Como a desregulamentação, a seca e o aumento do fogo impactam a biodiversidade amazônica (“How deregulation, drought and increasing fire impact Amazonian biodiversity”), que discutiu o impacto do afrouxamento das políticas públicas nos últimos 2 anos e o quanto isso interferiu nas taxas de incêndio e, em consequência, na perda da biodiversidade. O Prof. Danilo foi o único autor brasileiro deste artigo e vai nos contar a importância de produtos acadêmicos realizados em parceria com cientistas internacionais sobre políticas públicas e como podemos contribuir com dados científicos para uma maior efetividade na conservação da natureza.

Dias depois, outro artigo liderado pelo Prof. Danilo foi publicado em uma das mais citadas revistas científicas no mundo, a PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences). No artigo O desafio adaptativo de condições extremas molda a diversidade evolutiva das assembléias de plantas em escalas continentais (The adaptive challenge of extreme conditions shapes evolutionary diversity of plant assemblages at continental scales), os pesquisadores trabalham um conceito bem interessante, o da hipótese do conservadorismo tropical! De acordo com Danilo, esse estudo muda a compreensão sobre os impactos que a biodiversidade pode sofrer em cenários de mudanças climáticas globais.

Quer saber mais sobre as mais novas análises biogeográficas e quais as novidades das pesquisas lideradas pelo Prof. Danilo estão acontecendo?

Assista a esta conversa incrível!
Danilo Neves

Danilo Neves

Professor de Ecologia da Vegetação na Universidade Federal de Minas Gerais, tem pesquisa baseada em história natural, levantamentos de comunidades de plantas, teoria da biodiversidade e novas metodologias filogenéticas. Estas abordagem fornecem uma base para sintetizar e abordar questões evolutivas e biogeográficas.


EM PARCERIA COM

ECMVS

QUEREMOS OUVIR DE VOCÊ

1
Clique em "Curtir" e seja notificado sobre nossas novidades
2
Inscreva-se e seja notificado quando postarmos mais vídeos
3
Deixe sua dúvida ou comentário!