Receba todas as nossas novidades e conteúdos exclusivos

Início Conteúdos > Série Naturalistas > Ernst Haeckel

Série Naturalistas: Nikolai Vavilov
Ernst Haeckel                             Postado dia 17/06/2021Naturalista alemão. Ernst Haeckel foi um médico e biólogo com importantes contribuições no campo da zoologia e da embriologia. Haeckel era, também, um importante divulgador das ideias de Charles Darwin.









Poucas pessoas chegam à faculdade tendo certeza de que estão no curso certo. Em algumas situações, cabe até mesmo a pergunta do porquê escolhermos aquele curso, se fora por nós ou pelos interesses de outras pessoas. E, apesar de ter vivido no século XIX, Ernst Haeckel era gente como a gente (nesse quesito) e sua escolha acadêmica não poderia deixar isso mais evidente.
Série Naturalistas: Nikolai Vavilov

Ernst nasceu em 1834, na Alemanha. Desde criança, ele sempre demonstrou interesse pela botânica, o que se manteve mesmo na vida adulta. Todavia, por não garantir um futuro promissor, o jovem Ernst escolheu fazer medicina na Universidade de Wuzburg, seguindo o incentivo de seu pai...

Em meio a disciplinas pouco estimulantes, Ernst apenas permaneceu no curso graças à abordagem diferenciada da instituição. Afinal, na época era comum o ensino baseado na escrita, mas na Universidade de Wuzburg, ele se pautava na observação, o que contribuiu bastante para a manutenção do interesse do futuro naturalista no curso. 

Seguindo esse caminho pautado no estudo por observação, em 1854 Ernst viajou para Helgoland, um pequeno arquipélago alemão. Nessa viagem, ele pretendia colocar em prática seus conhecimentos em anatomia, estudando organismos bastante comuns... as algas! Dessa forma, uma de suas missões na viagem era coletar algas para que elas fossem, posteriormente, analisadas criteriosamente. 
Série Naturalistas - Charles Darwin

Por coincidência, ou não, durante sua estadia no arquipélago, Ernst se encontrou com o famoso e renomado zoólogo alemão, Johannes Muller, que o convidou para coletar animais invertebrados marinhos, tais como as estrelas-do-mar e os ouriços. Apesar de sua formação em medicina, a zoologia começou a ganhar o encanto de Ernst sobretudo nesse momento. Seu interesse pela área é constatado, por exemplo, pela escolha de seu tema de TCC, que foi pautado no estudo de crustáceos.

Dando sequência a sua vida acadêmica, um tempo depois, Ernst estava passando por um período de mudança de carreira! Na Universidade de Jena, Haeckel estava empolgado com a ideia de estudar anatomia comparada e embriologia, o que resultou em sua dedicação ao estudo da zoologia marinha.

Seguindo esse caminho, Ernst realizou diversas expedições, tendo descrito aproximadamente 4.000 espécies de animais e protozoários. Em uma de suas viagens, Ernst estudou o que viria a ser tema de sua monografia: os protistas marinhos chamados radiolários

Série Naturalistas: Ernst Haeckel

Figura 3. Lago Singkara

Em meio a criação desta monografia - publicada em 1862 - Ernst foi nomeado, em 1861, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Jena, sendo promovido até chegar ao cargo que deixou apenas em 1909: professor e diretor do Instituto de Zoologia.

Além da zoologia, Haeckel se dedicava bastante ao estudo da embriologia. E, desde a leitura da obra "A origem das espécies", de Charles Darwin , em 1860, muitas de suas teorias eram pautadas nas teorias darwinianas. Segundo Laís Grossel, doutoranda em Zoologia pela USP e citada por Nayara Rosolen, a obra de Darwin deslumbrou Ernst e a ideia da Evolução o fez visualizar o mundo de forma diferenciada. Assim, Ernst passou a ser considerado praticamente um divulgador dos conhecimentos de Charles Darwin, utilizando a evolução para explicar diversas questões relacionadas à embriologia. E tal admiração não passou desapercebida, tendo o próprio Darwin escrito sobre Haeckel:

“Estou encantado com o fato de um naturalista tão distinto confirmar e comentar minhas ideias; posso ver claramente que você é um dos poucos que claramente compreende a Seleção Natural”. 
- Darwin (1864), citado por Victor Rossetti, em “Ernst Haeckel – sua importância para a história recente da biologia”.
Série Naturalistas: Ernst Haeckel

Mas, é importante ressaltar que algumas hipóteses de Ernst estavam equivocadas. Dentre elas, está a Lei Biogenética Fundamental, na qual ele afirma que os estágios de desenvolvimento dos embriões recapitulam a história evolutiva dos organismos ancestrais.

Mas, Ernst também acertou várias vezes. Exemplo disso são as várias obras importantes que ele escreveu sobre os mais diversos temas, como a filogenia. A título de exemplo, a "Morfologia geral dos organismos", de sua autoria, corroborou a criação de uma disciplina: a Biogeografia.

E suas contribuições para a ciência não param por aí… Haeckel cunhou diversos termos usados até hoje na biologia, como "filogenia", "gastrulação", "monera" e "protista". Como afirma o professor Peter Williams, outra contribuição de Haeckel para a ciência foi a definição das diferentes funções do núcleo e do citoplasma das células. Assim, percebe-se quão inovadoras eram as descobertas de Ernst e a dimensão do impacto que elas causaram.

No Brasil, as ideias de Haeckel também eram respeitadas. Segundo o jornalista Karl von Koseritz, porta-voz dos alemães que viviam no Brasil:

"Você é admirado aqui, Professor, como o messias de uma nova iluminação, e seu nome está nos lábios de todos"
- Citado por Breidbach (2006), por sua vez citado por Marcelo Gilge (2013)
Série Naturalistas: Ernst Haeckel

Em 1919, Haeckel faleceu, deixando uma importante marca na ciência. Além das já mencionadas, sua outra obra que ficou bastante conhecida foi "Kunstformen der Natur", onde ele ilustrou diversos organismos.

Indo além de suas perceptíveis contribuições, algumas questões surgem quando se fala em Haeckel. Apesar de haver fontes divergentes, há quem diga que Ernst cometeu racismo científico, ao falar sobre a evolução do homem, diferenciando-nos em níveis evolutivos. Tais acusações, que fazem referência ao surgimento recente dos europeus e a um surgimento mais ancestral de povos aborígenes, por exemplo, geralmente são decorrentes de frases atribuídas a Haeckel, mas escritas por terceiros, como afirma Victor Rossetti. 

Outra questão que ronda as pesquisas de Ernst Haeckel é a respeito de fraude e plágio de algumas ilustrações de fetos, utilizadas por Haeckel para ilustrar a Lei Biogenética, proposta por ele. Quanto a essa acusação, também há fontes divergentes.





                                                                                                                        

                                                                                                                             Texto de Isabella Azevedo

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Referências:

> Ernst Haeckel. Disponível em: <https://biologo.com.br/bio/ernst-haeckel/>. Acesso em: junho de 2021.

> Ernst Haeckel, o biólogo e naturalista que ajudou a entender a evolução humana. Disponível em: <https://www.uninter.com/noticias/ernst-haeckel-o-biologo-e-naturalista-que-ajudou-a-entender-a-evolucao-humana>. Acesso em: junho de 2021.

> Ernst Haeckel – sua importância para a história recente da biologia.. Disponível em <https://netnature.wordpress.com/2018/05/22/ernst-haeckel-sua-importancia-para-a-historia-recente-da-biologia/>. Acesso em: junho de 2021.

> Challenger 2016: Ernst Haeckel - A brilliant but highly controversial man. Disponível em: <https://youtu.be/4WQAmBrJdm4>. Acesso em: junho de 2021.

Gilge, Marcelo Viktor. História da Biologia e ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012 - Ensino Médio/Marcelo Viktor Gilge; orientadora Maria Elice Brzezinki Prestes. São Paulo, 2013. 96 f. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41131/tde-28032014-174640/publico/Dissert_corrigida_Marcelo.pdf>. Acesso em: junho de 2021. 

Crédito das Figuras:

Figura da capa.
> "Cocos-Insel bei Belligemma (Gan-Duva) Ceylon" by Ernst Haeckel under Public Domain

Figura 1.
> "Ernst Haeckel" by Linnean Society - The Darwin-Wallace celebration held on THURSDAY, IST JULY, 1908, BY THE LINNEAN SOCIETY OF LONDON under Domínio Público

Figura 2.
> "Ernst Haeckel" by Dennis Hayes IV is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Figura 3.
> "Singkara-See, Padanger Hochland, Sumatra" by Ernst Haeckel under Public Domain

Figura 4.
> "Urwald am Blauen Fluß Kelany-Ganga, Ceylon" by Ernst Haeckel under Public Domain

Figura 5.
> "This image shows the Ernst Haeckel statue located in the botanical garden in Chemnitz, Saxony." by André Karwath aka Aka under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5

QUEREMOS OUVIR DE VOCÊ

1
Clique em "Curtir" e seja notificado sobre nossas novidades
2
Inscreva-se e seja notificado quando postarmos mais vídeos
3
Deixe sua dúvida ou comentário!